Notícias
Experimentoteca de Solos e Mineralogia participa da última ação do ano do Projeto Semiárido em Foco
Atividade aconteceu no Colégio Inês Soares, em Areia - Foto: Camila Gurjão
Aconteceu no último dia 14 de dezembro, no Colégio Inês Soares, localizado no município de Areia, Brejo paraibano, a última ação do ano do projeto Semiárido em Foco, coordenado pela área de Gestão da Informação e Popularização da Ciência (POP), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
Na ocasião, foi promovido um carrossel de atividades, supervisionado pelas pesquisadoras Kalline de Almeida Carneiro e Letícia Moro, da área de Solos e Mineralogia do instituto, além das pesquisadoras Maria Luíza Cavalcanti e Camila Gurjão, da POP. As ações incluíram a Experimentoteca de Solos e a aplicação de jogos pedagógicos dos setores de pesquisa do Instituto, atendendo um total de 160 crianças e adolescentes das turmas dos 2°, 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental da unidade escolar.
O objetivo da Experimentoteca de Solos é oferecer uma ferramenta útil que permita abordar essa temática utilizando uma didática inovadora. Isso é feito através do desenvolvimento de conteúdos que exploram o tema "Solo do Semiárido", destacando sua importância ambiental, formação, composição e uso sustentável das geotintas no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos, por sua vez, buscam disponibilizar materiais informativos voltados para o público infantojuvenil, expandindo o alcance das pesquisas desenvolvidas no INSA/MCTI.
Ambas as atividades têm como meta comunicar o valor da atividade científica entre as comunidades escolares, especialmente em territórios vulneráveis às mudanças climáticas.
