Notícias
Diretoria do INSA/MCTI dá início a agenda estratégica na China
Diretoria do INSA cumpre agenda institucional a convite de parceiros chineses (Foto: Divulgação INSA/MCTI)
Intercâmbio na China. Desde ontem (14) a Diretoria do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) cumpre agenda estratégica em Pequim, com previsão de participações em solenidades, troca de experiências e fortalecimento de parcerias.
O Diretor Etham Barbosa e a Coordenadora de Pesquisa Dilma Trovão desembarcaram na capital chinesa especialmente convidados pela Profa. Minli Yang a participarem de vasta agenda institucional. Diretora do Centro de Pesquisa para a Mecanização Agrícola na Universidade Agrícola da China, a Profa. Yang recepcionou os visitantes no Centro Internacional de Conferências da Universidade, onde a delegação do semiárido permanece acomodada pelos próximos dias.
Já no primeiro dia de atividades, Dr Etham e Dra Dilma visitaram a Faculdade de Engenharia, conhecendo centros de treinamento, inovação e empreendedorismo, além de participarem da Conferência dos Reitores das Universidades Agrícolas Mundiais, com o tema “IA + Agricultura: Integração Transfronteiriça, Co-criando um Novo Ecossistema de Agricultura Inteligente”.
Diante de autoridades de diferentes nacionalidades, o Diretor do INSA falou da riqueza da biodiversidade do semiárido brasileiro, muitas vezes ameaçada pela ação antrópica, contrapondo com a atuação desta Unidade de Pesquisa, de fazer um resgate e "(...) produzir conservando, ou seja, não excluindo as comunidades rurais locais. Mas também não permitindo a depredação da biodiversidade."

- Diretor do INSA e demais autoridades na primeira de muitas programações (Foto: Divulgação INSA/MCTI)
Serão duas semanas de intensas atividades, prestigiando eventos da universidade anfitriã, trocando experiências sobre as contribuições das novas tecnologias à agricultura familiar e contribuindo para o fortalecimento da parceria já consolidada entre as duas nações.
Um dos eventos será a cerimônia de inauguração do Laboratório Conjunto China-Brasil sobre Mecanização e Inteligência Artificial da Agricultura Familiar, fruto da cooperação entre a Universidade Agrícola da China e o INSA, formalizada através do Memorando de Entendimento assinado em junho de 2025.