Notícias
Brasil e El Salvador realizam a XIII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica
O Diretor do INSA/MCTI integra a comitiva em São Salvador - Foto: Divulgação/INSA
Teve início ontem (05), em São Salvador, a XIII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica entre Brasil e El Salvador.
A delegação brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de El Salvador para a Cooperação Internacional (ESCO), é composta por representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Ministério do Esporte, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
José Etham de Lucena Barbosa, Diretor do INSA/MCTI, integra a comitiva. O grupo está em El Salvador para a elaboração de quatro projetos de cooperação nas áreas de saneamento rural, esporte inclusivo para pessoas com deficiência, uso de biofertilizantes e comercialização e abastecimento de produtos agrícolas.

- Visitas de campo fazem parte do itinerário, a fim de conhecer as demandas da população e sua realidade local (Fotos: Divulgação/INSA)
A cerimônia de abertura contou com a presença do embaixador do Brasil em El Salvador, Luís Eduardo Villarinho; do embaixador de El Salvador no Brasil, Luís Alberto Aparicio; do subdiretor-geral da Agência de El Salvador para a Cooperação Internacional (ESCO), William Deleón; e da coordenadora-geral de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e Europa da ABC, Maria Augusta Ferraz. As autoridades de ambos os países destacaram a importância da cooperação técnica como instrumento para a melhoria das condições de vida da população, especialmente frente aos desafios globais como as mudanças climáticas e a promoção da sustentabilidade ambiental.
Ao longo da semana, serão realizadas visitas de campo com o objetivo de conhecer, in loco, as demandas da população e a realidade local, visando à construção conjunta de soluções baseadas em políticas públicas bem-sucedidas desenvolvidas no Brasil.
A XIII Reunião do Grupo de Trabalho reafirma o compromisso de Brasil e El Salvador com a solidariedade internacional e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo os laços de cooperação técnica entre os dois países e promovendo ações concretas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de suas populações.