Notícias
Inmetro Informa: situação do prédio do Rio Comprido (RJ)
Nas últimas semanas, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem recebido questionamentos sobre o destino do prédio localizado na Rua Santa Alexandrina, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro.
O Inmetro esclarece que o imóvel situado nos endereços Rua Santa Alexandrina nº 336/416 e Avenida Paulo de Frontin nº 655/663 é de propriedade da União e foi devolvido oficialmente à Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União no Rio de Janeiro (SPU/RJ). A devolução foi formalizada por publicação no Diário Oficial da União (edição nº 160, de 24 de agosto de 2021) e pela assinatura do Termo de Entrega das Chaves em 20 de junho de 2022.
O prédio havia sido cedido ao Inmetro desde 1992, por contrato firmado com o então Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). O Instituto nunca foi proprietário do imóvel, utilizando-o apenas por empréstimo. Com a extinção do DNER, a gestão do bem passou para a SPU/RJ, que recebeu o prédio de volta.
Após a publicação do extrato em 2021, o Inmetro aguardou a definição de uma nova entidade responsável pela ocupação do prédio. Em 2022, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) assumiu a posse do imóvel, garantindo sua proteção e segurança.
Mesmo após a entrega das chaves, o Inmetro manteve no local o sistema de extintores de incêndio, retirado em 2023, quando a ocupação pela UniRio já estava consolidada.
Com a devolução do imóvel da Rua Santa Alexandrina, as atividades do Inmetro no Rio de Janeiro estão concentradas, tão-somente, no Campus de Xerém e no escritório do Banco Central, no Centro da cidade.