O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade (PPGMQ) é reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 590, de 18/06/2009 e atualmente oferece o Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade.
A união perfeita entre teoria e prática
A proposta do curso é formar quadros técnicos para o planejamento e o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e de base tecnológica, voltados à busca de soluções práticas para problemas de metrologia, competitividade e avaliação da conformidade.
Por meio de um desenho curricular inovador, o aluno poderá seguir um itinerário formativo orientado tanto pela prática profissional como pelo desenvolvimento de pesquisa técnico-científica.
Os docentes do Programa têm um papel de destaque porque pertencem ao quadro de pesquisadores do Inmetro que atuam nas áreas de metrologia científica, metrologia legal e avaliação da conformidade, o que permite o desenvolvimento de projetos em laboratórios equipados com recursos da mais alta exatidão no País.
Reconhecimento e avaliação
Na Plataforma Sucupira é possível consultar informações estatísticas, análises e resultados das avaliações do PPGMQ pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o processo legal de reconhecimento do programa, entre outras informações.
PPGMQ na Plataforma Sucupira
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade é estruturado de forma matricial, propiciando diversas combinações entre suas áreas de concentração e suas aplicações que dão origem às linhas de pesquisa, assegurando a articulação entre a fundamentação metrológica e os produtos da pesquisa.
Os docentes são agrupados pelas áreas de concentração, com indicação paras as aplicações em que atuam. As linhas de pesquisa cobrem a busca de novas técnicas e tecnologias para a melhoria da medição de aparelhos e equipamentos e a busca de novos produtos e de processos aprimorados de avaliação da conformidade e de participação no comércio exterior.
Área de Concentração: Tecnologia Industrial Básica
Essa área de concentração comporta as sete funções de Tecnologia Industrial Básica - TIB que apoiam o desenvolvimento comercial e econômico dos países industrializados (Metrologia, Normalização, Regulamentação Técnica e Avaliação da Conformidade, Informação tecnológica, Tecnologias de Gestão e Propriedade Intelectual).
Linhas de Pesquisa
- Inovação, Regulação, Qualidade e Tecnologia
- Pretende auxiliar e dar suporte para o desenvolvimento de métodos de gestão tecnológica do processo produtivo das indústrias e integração com a área gerencial, para apoiar o processo de tomada de decisões estratégicas. As soluções de Tecnologia da Informação e Comunicações permitem uma virtualização do processo produtivo com alto nível de automação e monitoramento e controle do processo produtivo. Nesse projeto estão inseridas as ações de desenvolvimento de métodos e algoritmos, incluindo o desenvolvimento de produtos tecnológicos como protótipos e softwares que possam ser utilizados nas diversas áreas de atuação das empresas brasileiras.
- Medições Físicas
- Essa linha pretende desenvolver as atividades concernentes ao desenvolvimento da realização prática das grandezas fundamentais e derivadas do Sistema Internacional de Unidades e a sua disseminação para a cadeia metrológica. Também são agrupadas as atividades de desenvolvimento e validação de métodos de medição, incluindo a construção de protótipos para validar os conceitos fundamentados por princípios físicos com base em diversas áreas de conhecimento tais como: tempo e frequência e grandezas dimensionais, elétricas, térmicas, mecânicas, bem como baseadas em fenômenos ondulatórios, nomeadamente nas áreas de acústica, óptica, ultrassom e vibrações.
- Metrologia Química, da Vida e de Materiais
- Nesta linha são abordados os principais sistemas de medição de propriedades químicas e estruturais para diversos materiais com dimensões nanométricas, buscando a compreensão dos princípios da rastreabilidade metrológica e o desenvolvimento de padrões. Incluem-se atividades relacionadas ao desenvolvimento e implementação de métodos de medição, coordenação e participação em comparações interlaboratoriais, produção e certificação de materiais de referência, coordenação de ensaios de proficiência e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Seu objetivo principal é a capacitação de profissionais nestas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam à demanda do setor produtivo.