Como obter Informações técnicas de cilindro de GNV?
Os cilindros de GNV são classificados em 04 tipos, a depender de seu aspecto construtivo:
1) Tipo 1 – cilindro de GNV totalmente metálico;
2) Tipo 2 – cilindro de GNV metálico cuja área cilindra é reforçada por fibra de vidro ou de carbono;
3) Tipo 3 – cilindro de GNV metálico e totalmente reforçado por fibra de vidro ou de carbono;
4) Tipo 4 – cilindro de GNV polimérico e totalmente reforçado por fibra de vidro ou de carbono.
No Brasil, com raras exceções, somente se encontra o cilindro de GNV tipo 1.
O cilindro de GNV tipo 1 é fabricado por meio de tubos de aço especial, conformados sem solda. A transformação dos tubos em cilindros de GNV também se dá sem adição de solda, por autofusão de uma de suas extremidades, num processo denominado hot spinning (repuxamento giratório à quente); a outra extremidade é deixada propositalmente com um pequeno orifício, onde será, posteriormente, feita a rosca para fixação da válvula. Por fim, os cilindros são submetidos a um tratamento térmico de têmpera e revenimento, para alcançar as propriedades de resistência mecânica desejadas.
Após tratamento térmico, segue-se ao processo de fabricação testes de lote e inspeções e ensaios em cada cilindro.
De cada lote de fabricação (no máximo 202 peças) dois cilindros são separados para aplicação dos testes mecânicos
Um dos cilindros é submetido ao ensaio de ruptura hidráulica a uma pressão de 2,25 vezes a pressão de trabalho do cilindro. Ou seja, o cilindro deve suportar a pressão de 2,25 x 200 = 450 bar. Do outro cilindro são retiradas partes do material que são transformadas em corpos de prova para os ensaios de tração, impacto e dobramento.
Em cada cilindro é realizada a inspeção da rosca e a inspeção por ultrassom, além dos testes de dureza, vazamento e hidrostático.
O teste de Dureza é um dos testes utilizados para verificar a efetividade do tratamento térmico pois, se este for bem feito, a dureza do material será elevada a um valor desejável ao propósito do cilindro.
O teste de Vazamento, consiste em submeter o cilindro à sua pressão de trabalho, verificando se existe vazamento no ponto de fechamento do cilindro.
O teste Hidrostático, consiste em submeter o cilindro a 1,5 vezes a pressão de trabalho, para verificar o comportamento e o valor da a expansão permanente percentual (EP%), que é a relação percentual entre a expansão permanente (residual) resultante e a expansão total (momentânea), a qual também serve para comprovar a efetividade do tratamento térmico.
E a inspeção por Ultrassom verifica se existem descontinuidades ou falhas intrínsecas no corpo do cilindro e se sua espessura é maior que a mínima de projeto.