Oficina gratuita sobre o padrão de catalogação RDA em Brasília
-
Programação
Direcionada a profissionais de bibliotecas, a oficina vai permitir ao participante entender o padrão RDA, os modelos conceituais e sua aplicação no MARC21.
-
Palestrantes
A formação será conduzida pelo bibliotecário Marcelo Votto Teixeira, que abordará os fundamentos do Resource Description and Access (RDA) — novo padrão internacional de catalogação que tem sido adotado por bibliotecas ao redor do mundo. A oficina tem como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre os conceitos, modelos e práticas relacionados à utilização do RDA.
Para Marcelo Votto Teixeira, a implementação do padrão RDA em bibliotecas brasileiras é uma inovação que requer uma compreensão abrangente de suas instruções, estruturas e aplicações. "A adoção do RDA é um passo fundamental para que as bibliotecas modernizem a catalogação e ampliem o acesso à informação no ambiente digital. Mais do que uma atualização de regras, o RDA nos alinha a modelos conceituais que estruturam os dados de forma mais lógica e conectada, o que melhora a experiência de busca do usuário e prepara nossos acervos para a web semântica", diz o especialista.
No primeiro dia da oficina, serão apresentados os princípios gerais do RDA, suas funcionalidades, modelo de dados para bibliotecas, como ele se conecta com o formato MARC 21 e sua estrutura. No segundo dia, os participantes terão contato com aspectos práticos da catalogação utilizando o novo padrão.
"Na oficina, vamos explorar tanto a teoria por trás do padrão, incluindo os modelos conceituais como o LRM, quanto a sua aplicação prática na descrição de diferentes tipos de recursos e no seu mapeamento para o formato MARC21, capacitando os profissionais a aplicarem o RDA em seu dia a dia”, conta Marcelo Votto Teixeira.
A iniciativa busca apoiar a implementação do RDA no Brasil, promovendo uma formação técnica consistente e atualizada para os profissionais da área.
- Mais informações