Notícias
Instituições se reúnem no Ibict para alinhar ações da Caravana da Ciência, iniciativa do MCTI
Da esquerda para a direita: Lucas Guedes, Gabriela Rocha, Tiago Braga, Ana Cristina Santos, Jean Campos e Ricardo Fagundes Sangiovanni
Na última sexta-feira, 29 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em Brasília, sediou uma reunião estratégica da “Caravana da Ciência”, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que percorre os estados brasileiros com ações de popularização da ciência. O encontro reuniu representantes de diversas instituições para discutir a realização da oficina “Ciência, Redes Sociais e Combate à Desinformação”, uma das atividades que poderão integrar as próximas edições da Caravana.
Participaram da reunião o diretor do Ibict, Tiago Braga; a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do MCTI, Ana Cristina Santos; o coordenador de Comunicação Integrada do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Jean Campos; o chefe da Assessoria de Comunicação Social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Fagundes Sangiovanni; e os pesquisadores do Ibict e docentes do curso Influsciencers, Gabriela Rocha e Lucas Guedes.
A oficina proposta tem como objetivo promover o diálogo entre iniciativas institucionais, comunicadores públicos e influenciadores locais, visando fortalecer estratégias de enfrentamento à desinformação científica e estimular o uso das redes sociais como espaços de divulgação do conhecimento. O público-alvo inclui jovens comunicadores, estudantes, influenciadores digitais, jornalistas, servidores públicos e demais interessados na interface entre ciência, comunicação e plataformas digitais. O formato será presencial, com momentos de exposição, interação com o público e encerramento com um espaço dedicado a perguntas e troca de experiências.
Durante a reunião, também foi discutida a participação do Ibict na Caravana da Ciência, incluindo iniciativas de combate à desinformação e a apresentação do curso Influsciencers, desenvolvido pelo Ibict, por meio do Canal Ciência. Entre os meses de maio e junho de 2025, foi realizada a primeira edição do curso, com 45 horas de duração e formato híbrido, voltado à formação de jovens comunicadores na interseção entre ciência, redes sociais e combate à desinformação. A formação incluiu aulas presenciais e online, oficinas práticas, visitas técnicas e contou com uma turma diversa de estudantes e profissionais interessados em tornar a ciência mais acessível e atrativa nas plataformas digitais.
Ainda em fase de negociações, a inclusão da oficina “Ciência, Redes Sociais e Combate à Desinformação” na programação da Caravana da Ciência representa, para os participantes da reunião, um avanço no esforço conjunto de instituições públicas para fortalecer a comunicação científica, enfrentar os desafios da desinformação no ambiente digital e aproximar, cada vez mais, a ciência do cotidiano das pessoas.