Notícias
Rio de Janeiro sedia o 25º Enancib a partir de segunda-feira
Realizado na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, o Enancib 2025 reúne a comunidade científica da área.
A cidade do Rio de Janeiro recebe, a partir desta segunda-feira (3), o 25º Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib), um dos principais eventos científicos da área no país. Realizado na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, em Botafogo, o encontro tem como tema “Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável” e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), o Enancib reúne pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de todas as regiões do país para discutir os desafios contemporâneos da informação e da comunicação científica no Brasil.
O encontro contará com uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, grupos de trabalho, apresentações de pesquisas, lançamentos de livros e atividades culturais.
De acordo com o coordenador do PPGCI-Ibict e presidente do 25º Enancib, Fabio Gouveia, “este é o mais importante evento nacional de Ciência da Informação e, com o recorde de trabalhos e público, estamos ansiosos por receber calorosamente a nossa comunidade científica e proporcionar um ambiente de ricas trocas acadêmicas”.
A professora Luciane Cavalcante, coordenadora executiva do Enancib, destaca que a realização do evento no Rio de Janeiro representa um marco institucional para o Programa. Segundo ela, “ao longo de quase um ano de preparação, temos nos dedicado a organizar o evento de modo a acolher a comunidade científica da melhor forma e proporcionar um espaço de interlocução acadêmica em sintonia com o tema do Enancib 2025”.
Luciane Cavalcante acrescenta que “é por isso que convidamos palestrantes que expressam a pluralidade desse debate, como Edson Kayapó (Instituto Federal da Bahia-IFBA), Mônica Lima (diretora-geral do Arquivo Nacional) e Maria Aparecida Moura (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG), o que certamente agregará ainda mais aos diálogos e reflexões que surgirão durante as apresentações dos trabalhos”.
A edição 2025 conta com apoio e patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Comitê Gestor da Internet (CGI).
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial: enancib2025.ibict.br.