Notícias
O Ibict marcou presença na 2ª Semana do Acesso Aberto da UFF, reforçando o compromisso com a gestão de dados de pesquisa e a Ciência Aberta
O encontro foi organizado pelo Núcleo de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa da UFF
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da 2ª Semana do Acesso Aberto da Universidade Federal Fluminense (UFF), evento que integrou o calendário internacional da Open Access Week, promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition).
Realizada entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025, a iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa da UFF e teve como tema “Compartilhar dados e conhecimento científico para enfrentar desafios globais”.
Realizada de forma on-line, a programação promoveu uma ampla reflexão sobre o papel do Acesso Aberto e da gestão de dados de pesquisa no enfrentamento de questões como a crise hídrica, as mudanças climáticas e a preservação dos ecossistemas aquáticos. As atividades buscaram fortalecer a cultura da Ciência Aberta no país, incentivando a criação de políticas institucionais, repositórios interoperáveis e práticas colaborativas de pesquisa.
Representando o Ibict, a pesquisadora Dra. Luana Sales, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-bict), participou como palestrante com o tema “Gestão de Dados de Pesquisa na Universidade: visibilidade, transparência e aceleração da ciência no Estado do Rio de Janeiro”. Em sua apresentação, destacou o papel das universidades na adoção de políticas de gestão e curadoria de dados científicos, reforçando a importância dos princípios FAIR e das infraestruturas de dados abertos para impulsionar a ciência e a inovação no Brasil.
A mesa, realizada em 22 de outubro, contou também com a participação da Dra. Carolina Felicíssimo, que apresentou “Iniciativas de Ciência Aberta com Repositórios de Dados de Pesquisa em Universidades Brasileiras”, e do Dr. Daniel de Oliveira, do Instituto de Computação da UFF, que abordou o tema “Dados de pesquisa para experimentos de Inteligência Artificil: a experiência do Instituto de Computação com o Dataverse”.
De acordo com a professora Luana Sales, a participação do Ibict na Semana do Acesso Aberto da UFF reafirmou o compromisso institucional com a promoção da Ciência Aberta, a gestão de dados de pesquisa e a ampliação da transparência científica, pilares fundamentais para o fortalecimento do ecossistema nacional de informação e para o avanço do conhecimento em benefício da sociedade.