Notícias
Ibict sediará a edição 2027 do Latmetricas
O Latmétricas debate métricas e indicadores da ciência na América Latina e em países parceiros.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) receberá a próxima edição do Latmétricas, em 2027. O anúncio foi feito por Henrique Denes, coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV-Ibict), durante o Latmétricas 2025, evento promovido pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) entre os dias 29 e 31 de outubro, na Cidade do México (México).
O Latmétricas 2027 será coordenado pelo professor Fábio Gouveia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), com apoio da COPAV. Segundo Henrique Denes, o evento será realizado em uma das instalações do Ibict, em Brasília ou no Rio de Janeiro, ainda a definir, e contará com a colaboração da COPAV, do PPGCI e da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação (Coepi).
A participação do Ibict no Latmétricas 2025 também reforçou o protagonismo da instituição nas discussões sobre avaliação científica na América Latina. O encontro reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da América Latina, Espanha e Portugal interessados em discutir métricas e indicadores para a avaliação da ciência.
O Latmétricas se consolida como um espaço de debate e construção de modelos alternativos de avaliação científica, voltados às particularidades da produção de conhecimento latino-americana e aos impactos das novas tecnologias e redes sociais digitais.
Durante o encontro, o pesquisador Henrique Denes apresentou o trabalho “LibreMétricas: Uma Base de Indicadores Altmétricos Livre para Revistas Latino-Americanas”, na mesa “Desarrollo y uso de indicadores justos, contextuales y socioterritorialmente anclados”.
O trabalho, desenvolvido pelo grupo Estudos em Informação, Tecnologia e Sociedade do Ibict, propõe uma base de informações altmétrica de acesso aberto, construída a partir do cruzamento de dados de plataformas como SciELO, Redalyc, OpenAlex e CrossRef Event Data, capaz de fornecer informações sobre eventos altmétricos relacionados a publicações latino-americanas, portuguesas e espanholas.