Notícias
Ibict discute novas possibilidades de cooperação com a UNESCO em inovação educacional
Christina Berti e Andréia Michele (Ibict) se reúnem com Valtencir Mendes, da UNESCO.
No dia 10 de novembro de 2025, a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Christina Berti, e a analista em gestão, planejamento e infraestrutura em Ciência e Tecnologia, Andreia Michele, que também atua como coordenadora substituta da Coordenação de Ensino e Pesquisa (Coepi-Ibict), participaram de uma reunião com Valtencir Mendes, chefe do Escritório Regional de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago-Chile).
O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação em inovação educacional no âmbito da coordenação regional do ODS 4, em parceria com a Escola Nacional de Ciência da Informação (Enacin).
Organizada pela pesquisadora Christina Berti, a reunião com Valtencir Mendes teve como foco conhecer a Cátedra UNESCO. Segundo ela, o encontro buscou construir caminhos de colaboração entre o Ibict e a UNESCO, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino superior e fortalecendo capacidades institucionais voltadas à pesquisa e ao ensino nas áreas de educação, tecnologia, comunicação e cultura.
Desde sua criação, em 1963, o Escritório Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago-Chile) atua no apoio aos países-membros para o aprimoramento de seus sistemas educacionais e tem ampliado sua atuação para outras áreas da UNESCO, como ciência, cultura e comunicação.