Notícias
Ibict recebe visita do Senador Izalci Lucas
No último dia 17 de março, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu a visita do senador Izalci Lucas, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos a partir de projetos financiados por emendas do parlamentar.
A reunião contou com a presença de diversos representantes do Ibict, como o diretor Tiago Braga; a coordenadora-geral de Informação e Tecnologia, Cecília Leite Oliveira; o coordenador-geral de Informação Científica e Técnica; Washington Segundo, o coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação, Alexandre Oliveira; o chefe da Divisão de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia, Paulo Barone; a coordenadora de Inclusão Informacional e Divulgação de Ciência e Tecnologia, Leda Sampson; o coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia, Ricardo Pimenta; além do pesquisador Roosevelt Tomé e da assistente de pesquisa Cristiane Henrique.
O diretor do Ibict, Tiago Braga, ressaltou a importância do apoio do senador Izalci para o desenvolvimento de tecnologias e metodologias que impactam positivamente a sociedade. “O senador Izalci tem sido, ao longo dos últimos anos, um grande incentivador e apoiador da ciência, em especial aquela que é feita no âmbito do Ibict. O senador destinou emendas que financiaram o desenvolvimento de diversas tecnologias, metodologias e avanços científicos que estão presentes na sociedade em vários conjuntos e contextos", afirmou Braga.
Como exemplos, o diretor informou que o senador financiou parte do desenvolvimento do modelo Hipátia de preservação digital, que é agora adotado por quase todo o Judiciário brasileiro e apoiou o desenvolvimento do Lavoisier, um software de conversão de dados sobre sustentabilidade que está sendo adotado pela ONU Meio Ambiente em sua plataforma global por conter um modelo de conversão de dados inovador e único no mundo. “Além disso, tem apoiado a popularização da ciência com o suporte ao Canal Ciência e a criação do projeto Infosciencers, que visa viabilizar a construção e a formação de influenciadores jovens e adolescentes que tenham como foco disseminar e divulgar a ciência brasileira”, destacou o diretor.