Notícias
Pesquisador do Ibict participa de workshop internacional sobre citações abertas e metadados acadêmicos abertos
O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Fabio Lorensi do Canto, participou do Workshop Citations and Open Scholarly Metadata (WOOC) 2025. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de maio, na Universidade de Bolonha (Itália) e reuniu a comunidade científica interessada na adoção de práticas para a criação, compartilhamento, reutilização e aprimoramento de metadados acadêmicos abertos.
O WOOC 2025 tem como objetivo fortalecer a infraestrutura de dados abertos e teve como tema central o "Acesso Aberto à Informação sobre a Pesquisa", destacando a crescente urgência de transparência e interoperabilidade no ecossistema de pesquisa global.
O primeiro dia do workshop foi dedicado ao Encontro de Bolonha, um espaço para o diálogo entre os signatários e apoiadores da Declaração de Barcelona sobre Informação de Aberta de Pesquisa e outros órgãos interessados. O objetivo principal foi elaborar colaborativamente um planejamento comum para a promoção da informação aberta sobre a pesquisa com base nos princípios da Declaração.
O Ibict está entre os signatários iniciais da Declaração de Barcelona sobre Informação Aberta de Pesquisa, um acordo internacional assinado em abril de 2024 por um grupo de instituições de pesquisa, financiadoras e outras organizações com o objetivo de promover a abertura dos metadados sobre a produção científica global. Mais de 50 instituições assinaram a Declaração, entre elas, importantes universidades e organismos internacionais como Sorbonne Université (France), Leiden University (Holanda), Universidade do Minho (Portugal), Directory of Open Access Journals (DOAJ), OpenAIRE e Redalyc.
O pesquisador Fabio Lorensi do Canto ressalta que a participação do Ibict no WOOC 2025 reforça o compromisso da Instituição com os princípios da Ciência Aberta, especialmente no que se refere à transparência, interoperabilidade e avaliação responsável da ciência. “Como signatário da Declaração de Barcelona, o Ibict reconhece a importância da abertura dos metadados e demais informações sobre a pesquisa como elementos fundamentais para o avanço de uma ciência mais colaborativa e democrática. Nesse contexto, acompanhar as experiências internacionais apresentadas no evento é essencial para orientar os projetos em desenvolvimento no Brasil voltados à formulação de políticas e à construção de infraestruturas voltadas à abertura dos metadados da produção científica nacional”, afirma.
Durante o WOOC 2025, foi realizado um encontro com os Grupos de Trabalho da Declaração de Barcelona. Fabio Lorensi do Canto é um dos membros do Grupo de Trabalho 6, dedicado à avaliação de fontes abertas de informação sobre a pesquisa.
O segundo dia do evento foi dedicado a palestras, à apresentação de trabalhos e a uma sessão de pôsteres com contribuições selecionadas na chamada pública do evento. Os principais temas debatidos incluíram práticas e impactos da Ciência Aberta, interoperabilidade, avaliação responsável da pesquisa, custos de publicação e avanços na integração de sistemas de informação científica.