Notícias
IFLA divulga lista atualizada de eleitos para os comitês temáticos em 2025 com 9 brasileiros
Profissionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estão presentes na lista atualizada de eleitos para os comitês temáticos da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) de 2025. O cenário bibliotecário brasileiro também celebra a eleição de mais representantes para diversos comitês da federação.
A lista revisada, com o total de nove nomes, confirma a participação brasileira em posições estratégicas, reforçando a influência do país nos debates internacionais. Os representantes do Ibict eleitos foram:
-
Henrique Denes Hilgenberg Fernandes, coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV‑Ibict), eleito para o comitê de Teoria e Pesquisa em Biblioteconomia
-
Tainá Batista de Assis, pesquisadora do Ibict, eleita para o comitê de Gestão do Conhecimento
-
Carla Maria Martellote Viola, pesquisadora do Ibict, eleita para o comitê de Informação Governamental e Publicações Oficiais
-
Ricardo Crisafulli Rodrigues, para a Divisão da América Latina e Caribe
Os outros profissionais brasileiros eleitos foram:
-
Eleanor Duggan, para o comitê de Educação e Formação
-
Janice Silveira, para o comitê de Informação Governamental e Publicações Oficiais
-
Rafael Martins, para o comitê de Bibliotecas a Serviço de Pessoas com Deficiências de Impressão
-
Isabel Maringelli, para o comitê de Bibliografia
-
Raphael Cavalcante, para a Divisão da América Latina e Caribe
Nos resultados iniciais, publicados em 5 de maio de 2025, observou‑se que, em alguns comitês, certos candidatos receberam mais votos do que o número de membros registrados. Essa disparidade sugeriu que o sistema de votação ponderada havia sido aplicado incorretamente às eleições das seções.
O Conselho Diretor da IFLA aprovou uma solução para todos os indivíduos afetados pelo erro de contagem e convidou todos a exercer plenamente suas funções como membros dos respectivos comitês permanentes das seções profissionais no biênio 2025–2027.
Sobre a IFLA
A IFLA é uma organização internacional de interesse público e atua como voz global da Biblioteconomia. A instituição atua em cerca de 150 países, com mais de 1.700 membros e se dedica a promover interesses de bibliotecas, serviços de informação, profissionais da área e as comunidades atendidas.
Para cumprir sua missão, a instituição promove altos padrões profissionais, defende a preservação do patrimônio documental e cultural e incentiva a melhoria da educação e da prática na área.
A participação desses profissionais brasileiros na IFLA representa um reconhecimento da relevância e da qualidade do trabalho desenvolvido na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil.
A expectativa é que contribuam significativamente para o avanço da profissão em nível internacional, compartilhando experiências, pesquisando novas tendências e fortalecendo redes de colaboração.
Para saber mais detalhes sobre cada um dos comitês temáticos e divisões da IFLA e suas áreas de atuação, acesse o site oficial da federação: www.ifla.org.