Notícias
Equipe da COTEC-Ibict apoia as comissões temáticas do Conselhão
Pesquisadores da Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (COTEC) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), apoiaram o desenvolvimento de relatório entregue ao vice-presidente Geraldo Alckmin na última plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS). Trata-se de uma atividade relacionada a projeto de pesquisa celebrado entre o Ibict e o CDESS, que envolve a informatização das atividades do conselho, sob coordenação de Milton Shintaku.
O CDESS, também conhecido como Conselhão, é um órgão de assessoramento direto ao Presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do País. É um colegiado composto por representantes da sociedade civil e um importante espaço de fortalecimento das instituições e da democracia brasileira, pois possibilita exercer a escuta ativa de representações da sociedade brasileira, considerando sua complexidade e heterogeneidade. A cada semestre, são realizadas plenárias com a presença do Presidente da República, nas quais são apresentados o relatório de atividades semestrais e propostas de políticas públicas.
A equipe de pesquisadores da COTEC apoia a produção de pesquisas acadêmicas, relatórios e relatorias que envolvem os encontros, as reuniões e as plenárias do CDESS. Também desenvolvem sistemas de informação que serão usados pelo Conselhão.O relatório do segundo semestre de 2024, que apresenta as ações das comissões temáticas, foi entregue ao vice-presidente na 4ª Plenária do CDESS, em 12 de dezembro. O documento, disponibilizado on-line, lista a equipe do Ibict que atua no projeto. Os pesquisadores Lucas Cruz, Luciana Ribeiro, Anna Brisola, Frederico Ramos Oliveira, Fernanda Nicolela, Anael Nascimento, Andréa Doyle, Caroline Frasson, Ana Carolina Cazetta, Sabrina Santos, Gabriela Ribeiro e Carla Viola são mencionados no documento como integrantes da equipe que apoiou a elaboração do material.
Para Milton Shintaku, coordenador da COTEC, o desenvolvimento de um ecossistema informacional eficiente e eficaz é essencial para um órgão consultivo como o Conselhão. “É fundamental que os órgãos governamentais sejam capazes de coletar, armazenar, organizar e disponibilizar informações de maneira estruturada e acessível, a fim de promover a transparência, a prestação de contas e a tomada de decisões informadas”, avalia. O projeto contempla a criação de sistemas de informação para o CDESS, com a organização da informação ali produzida. Além disso, o projeto de pesquisa também permitirá o estudo e a aplicação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados, para melhorar a eficiência na gestão e utilização das informações governamentais.
O Relatório pode ser consultado no link: