Notícias
LGPD
Confira as palestras sobre governança de dados e LGPD do Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Ibict
Na última quinta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promoveu o primeiro evento do Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Ibict, com a realização de duas palestras com especialistas nos temas governança de dados e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. O evento aconteceu no âmbito do Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Ibict, que visa promover a discussão sobre o tema, com vistas à implementação dos preceitos desta lei nas atividades do instituto.
A mesa de abertura contou com a presença de gestores do Ibict: Milton Shintaku, coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (COTEC), Silvana Vidotti, coordenadora de Tecnologias Aplicadas (COTEA) e Cecília Leite, coordenadora de Informação Tecnológica e Informação para Sociedade. A importância da LGPD foi destacada, enfatizando que todos os colaboradores têm responsabilidade no tratamento de dados pessoais para garantir a conformidade e segurança das informações.
“O evento trata-se de uma capacitação dos colaboradores nas temáticas de governança de dados no contexto do Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Ibict. Este momento representa não apenas o compromisso do Ibict com conformidade regulatória, mas também um passo estratégico para fortalecer a segurança da informação e a transformação digital em nossos processos institucionais”, diz Silvana Gregorio Vidotti, coordenadora de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict e membro do Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da instituição.
A coordenadora de Gestão e Governança de Dados do MCTI, Maira Murrieta Costa, abriu a programação com a palestra “A governança de dados como elemento de suporte à implementação de um Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais”. Em sua apresentação, ela contextualizou a governança de dados na gestão pública, com serviços digitais e políticas públicas baseadas em evidências e integração de dados. “A governança de dados precisa ser entendida como um componente da governança institucional”, afirma.
Rosilene Paiva, professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia, apresentou a palestra “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, na qual apresentou aspectos teóricos e práticos da lei. “Essa lei traz a necessidade da implementação de uma nova cultura de proteção de dados pessoais”, diz a especialista.
O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no Youtube e o vídeo está disponível na íntegra. Assista:
Durante o ano de 2025, o Ibict promoverá uma série de eventos especiais para abordar a implementação de boas práticas de governança de dados, privacidade e proteção de dados pessoais, com palestras de especialistas da área.