Notícias
Ibict recebe vice-diretor do Ibero-Amerikanisches Institut e fortalece o diálogo para cooperação técnica
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu, na última quarta-feira (3), a visita oficial de Christoph Müller, vice-diretor do Ibero-Amerikanisches Institut (IAI, Instituto Ibero-Americano), sediado em Berlim. O encontro marcou o início de conversas voltadas ao estabelecimento de futuras parcerias e à cooperação técnica nas áreas de infraestrutura informacional e serviços bibliográficos.
O IAI é uma das principais instituições não universitárias da Alemanha dedicadas às ciências humanas, culturais e sociais, com foco na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Suas coleções especiais e sua biblioteca são internacionalmente reconhecidas como referências na documentação cultural ibero-americana.
Durante a visita técnica, Christoph Müller conheceu as instalações da Biblioteca do Ibict e participou de uma reunião com representantes de coordenações-chave do Instituto, como a Coordenação de Serviços Bibliográficos (COBIB), a Coordenação de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC), a Divisão de Produção de Redes (DIRED) e a Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA).
A equipe do Instituto apresentou as iniciativas estratégicas em andamento na área de serviços bibliográficos, incluindo a revitalização da biblioteca, a modernização do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) e o Bibliodata, além do uso de inteligência artificial para busca e recuperação da informação e o fortalecimento do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut). Projetos do Ibict em informação científica, repositórios digitais e preservação digital também foram detalhados.
Para Christoph Müller, o diálogo abre portas para colaborações de médio e longo prazo, incluindo possíveis sinergias com o Mecila — centro internacional de estudos avançados em ciências humanas e sociais sediado em São Paulo e composto por instituições alemãs e latino-americanas. “Existe a possibilidade de colaboração em diversos contextos com o Ibict, especialmente em temas relacionados à manutenção de dados e infraestrutura de informação”, destacou.
A coordenadora de Serviços Bibliográficos do Ibict, Emanuelle Torino, avaliou a visita como um “momento ímpar de troca de experiências”, ressaltando a convergência de interesses entre as instituições, especialmente pelo fato de Müller representar uma biblioteca especializada na Alemanha. “Considerando os serviços bibliográficos, vislumbramos muitas possibilidades de cooperação, entre as quais já nos comprometemos com a comutação bibliográfica”, conclui Emanuelle.
O encontro reforça o compromisso das duas instituições em desenvolver parcerias voltadas ao intercâmbio de tecnologias, metodologias e boas práticas, com foco no fortalecimento de infraestruturas informacionais e no apoio a demandas especializadas de bibliotecas e centros de pesquisa.