Notícias
17ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta divulga chamada de trabalhos para edição de 2026
A Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), principal evento de reflexão e discussão sobre o tema em língua portuguesa, abriu a chamada para a submissão de trabalhos para sua edição de 2026. A Conferência será acolhida pela Universidade do Algarve de 06 a 09 de outubro de 2026, sob o tema “Ciência Aberta na Era da Inteligência Artificial”.
A ConfOA reúne anualmente as comunidades envolvidas em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta, assumindo-se como o espaço privilegiado para promover o compartilhamento, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre estas temáticas.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma das instituições organizadoras do evento, ao lado da Universidade do Minho (Portugal) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal.
O tema da 17ª ConfOA é a intersecção entre a Ciência Aberta e a Inteligência Artificial (IA), tema esse que se alinha às mais recentes discussões internacionais sobre o impacto da IA na comunicação científica. A chamada convida pesquisadores a apresentar propostas nos seguintes eixos temáticos: Acesso Aberto e Dados de Pesquisa Abertos: sistemas, políticas e práticas; Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto; Ciência Aberta e Inteligência Artificial (IA) e Gestão de informação em Ciência e Tecnologia.
A Conferência também acolherá propostas relacionadas a outros aspectos políticos, sociais, organizacionais ou técnicos alinhados com o conceito de Ciência Aberta.
O prazo final para a submissão de propostas de trabalho é 16 de março de 2026. Os trabalhos podem ser submetidos nos formatos de comunicação (apresentação oral de 15 minutos), pecha kucha (apresentação oral de 7 minutos), pôster, demo, painel, workshop e tutoriais, por meio da revista Ciência Aberta Lusófona disponível no endereço recal.rcaap.pt/.
Compromisso com as práticas de Ciência Aberta
Para fortalecer o compromisso com as práticas da Ciência Aberta, a 17ª ConfOA mantém a adoção da revisão por pares aberta e exige a disponibilização dos dados de pesquisa utilizados nos trabalhos aprovados.
Neste contexto, o Ibict convida os pesquisadores brasileiros e estrangeiros a utilizarem o Repositório Comum de Dados de Pesquisa (Deposita Dados) (https://depositadados.ibict.br/) para atender a esta exigência. Para além de conjuntos de dados de pesquisadores brasileiros, o repositório está preparado para receber conjuntos de dados de pesquisa de pesquisadores de países lusófonos que ainda não possuem seus próprios repositórios de dados de dados de pesquisa., garantindo o depósito em um ambiente confiável e a atribuição de identificadores persistentes aos conjuntos de dados, essenciais para a citação adequada.
As informações completas sobre os formatos de submissão, temas e prazos podem ser consultadas na página oficial do evento: confoa.rcaap.pt/2026/