Notícias
Balanço das atividades de extensão 2024: Parceria entre a SEDIT-Ibict e os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Pós-Graduação da UnB
Balanço das Atividades de Extensão 2024: Parceria entre a Editoração Científica, Publicações Seriadas (SEDIT) do Ibict e os Cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB).
Em 2024, uma colaboração significativa entre a Editoração Científica, Publicações Seriadas (SEDIT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB) resultou em uma troca de conhecimentos e experiências promovendo o avanço de iniciativas interdisciplinares nas áreas.
Entre as principais atividades, destacaram-se o II Encontro de Revistas em Ciência da Informação do Mercosul (II ERCIM) e o I Fórum Internacional de Editores de Revistas Científicas (I FIERCI), que reuniram cerca de 120 participantes, incluindo discentes e editores científicos.
Os eventos abordaram uma série de temas relevantes, como: Ciência Aberta, Acesso Aberto, Avaliação da Qualidade, Ética na Publicação Científica, Diversidade e Inclusão, além dos desafios atuais na publicação científica. Foram realizadas, ao todo, duas conferências, nove palestras e cinco mesas-redondas, promovendo um enriquecimento acadêmico substancial por meio de apresentações de trabalhos e atividades interativas.
Confira mais detalhes sobre os eventos:
Os II ERCIM e I FIERCI realizados em outubro de 2024 contaram com a participação ativa de 36 discentes dos cursos mencionados, que atuaram como voluntários e apresentadores. A atividade de extensão também envolveu a colaboração de oito docentes e seis servidores, totalizando 78 pessoas e destacando o caráter multidisciplinar do evento, que proporcionou um ambiente propício ao intercâmbio acadêmico e profissional.
A coordenação dos eventos foi conduzida por Shirley Franco, da Universidade de Brasília (UnB), e Polyana Penna, do Ibict, apoiadas por uma equipe multidisciplinar. Este trabalho conjunto garantiu a execução eficiente de todas as atividades planejadas.
Além disso, o evento "A Arquivologia frente ao seu Compromisso Social: desafios e ações", realizado em 3 de dezembro de 2024, teve como objetivo discutir os desafios éticos e sociais na Arquivologia, com ênfase no dossiê trilíngue "Arquivos, poder, ética e compromisso social", publicado na revista Inclusão Social do Ibict. Este encontro promoveu um diálogo produtivo entre editores, autores e convidados, permitindo a troca de experiências e reflexões sobre o papel dos arquivos na sociedade contemporânea.
Na mesma data, ocorreu o evento 'Arquivos, Meninas, Mulheres e Ciência', que abordou a participação das mulheres na ciência e sua representatividade, destacando a importância da equidade de gênero na produção e preservação do conhecimento. Com a participação de 80 pessoas, o evento gerou debates enriquecedores e contribuiu para a reflexão sobre o papel das mulheres na ciência e na preservação do saber.
Ambos os eventos destacaram a importância da interdisciplinaridade e da colaboração, conectando experiências acadêmicas e profissionais em um diálogo contínuo sobre a promoção da equidade e diversidade nos campos acadêmico e científico. A coordenação dos eventos, liderada por Shirley Franco e Cynthia Roncaglio, com o apoio de Sebastiana Maria Soares Teixeira Vogado e Polyana Penna (Ibict), “foi fundamental para o sucesso das atividades e para a continuidade de ações voltadas à justiça social e à inclusão na ciência”, destacou Polyana Penna.
“Neste momento em que impera a escalada da utilização de informações falsas e a desinformação é de fundamental importância realizar eventos interdisciplinares ressaltando a primariedade das fontes primárias no combate a estes fenômenos e na produção de uma ciência inclusiva e que tenha o compromisso social como seu diferencial e norte”, ressaltou Shirley Franco, Coordenadora do Curso de Arquivologia – UNB e Editora Científica Convidada do SEDIT, Ibict.
"A importância das atividades de extensão que envolvem a editoração científica, publicações seriadas reside na capacidade de promover o diálogo e o intercâmbio de saberes, fortalecendo a formação acadêmica e a responsabilidade social dos profissionais da informação, essenciais para um futuro mais ético e inclusivo na ciência”, afirmou Polyana Penna, Editora Chefe das revistas Ciência da Informação e Inclusão Social do Ibict.