Notícias
Pesquisador do Ibict concede entrevista ao programa de TV do Canal Habana, em Cuba
O pesquisador titular da Coepi-Ibict, Arthur Coelho Bezerra, foi um dos entrevistados do programa de televisão Triángulo de la Confianza, do Canal Habana, de Cuba.
O pesquisador titular da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Coepi-Ibict) e professor Arthur Coelho Bezerra foi um dos entrevistados do programa de televisão Triángulo de la Confianza, do Canal Habana, de Cuba, durante visita que fez ao país para uma série de compromissos acadêmicos. Entre os temas abordados, o pesquisador destacou a atuação do Ibict no combate à desinformação.
Ao lado da professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação Ania Hernández e da estudante de Ciência da Informação, Ailín Castaño Hernández, ambas da Universidade de Havana, Arthur Coelho Bezerra falou sobre o tema "As tradições culturais, perigos em tempos de internet".
O pesquisador do Ibict comentou que "O Brasil é um país de dimensões continentais e é culturalmente diverso, mas com as tecnologias digitais temos a oportunidade de renovar essas tradições. As tradições não são estáticas".
Por outro lado, Arthur Coelho Bezerra lembrou que existem países com o poder de impor sua cultura globalmente. “Se temos uma tradição cultural que se mistura com a de outros países, isso pode ser positivo. Mas, isso não é o que acontece com frequência nas redes sociais, que são controladas por um país hegemônico, o qual impõe sua cultura aos outros”, observou.
Para ele, muito do conteúdo que circula nas redes sociais não estimula o pensamento crítico, um tema abordado em seu livro Miséria da Informação - dilemas éticos da era digital, lançado em Cuba em versão traduzida para o espanhol durante sua passagem pelo país.
Para a professora Ania Hernández, que ministrou a palestra de abertura do 24º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em 2024, as hegemonias culturais chegam pela internet e se espalham pelas redes sociais. “Por isso, é tão importante o estudo feito pelo professor Arthur em seu livro”, destacou.
Durante o programa, Arthur Coelho Bezerra também falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ibict para combater a desinformação, a exemplo do Projeto Baobá, uma iniciativa do Ibict que conta com financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e tem o objetivo de acompanhar o debate público digital para a promoção da integridade informacional.
Assista o programa do Canal Habana no YouTube