Notícias
Equipe da COTEC/Ibict terá trabalho apresentado na ISKO Itália 2025
Uma pesquisa desenvolvida pela Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi selecionada para apresentação na International Society for Knowledge Organization (ISKO) Itália 2025, um dos mais importantes eventos internacionais sobre Organização do Conhecimento.
O trabalho intitulado "Organization and representation of Sustainable Social Economic Development in the Lula government with a view to the 2030 Agenda" será apresentado por Carla Viola, pesquisadora da COTEC/Ibict, no dia 10 de abril de 2025. O estudo destaca a representação da informação e a organização do conhecimento que envolve a estrutura e os avanços do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) no Brasil.
Sob a coordenação de Milton Shintaku, a pesquisa integra o projeto "Implementação de um ecossistema de informação para o CDESS", desenvolvido pela COTEC/Ibict. A equipe de pesquisadores, composta por Carla Maria Martellote Viola, Ingrid Torres Schiessl e Diego José Macêdo, analisou como a classificação temática do Conselho — recriado em 2023 para assessorar a Presidência da República — reflete as prioridades políticas, sociais e econômicas do governo Lula.
Carla Viola destacou a relevância metodológica do estudo. "Utilizamos o Framework de resolução de problemas da Universidade de Stanford para analisar desafios reais. A classificação temática do CDESS não é neutra; ela carrega visões de mundo e prioridades políticas, como demonstra a literatura da área”, afirma.
Milton Shintaku enfatizou a atuação do CDESS, que já emitiu 57 recomendações até outubro de 2024, organizadas em 5 Comissões Temáticas e 9 Grupos de Trabalho. "Essa estrutura visa reduzir desigualdades e promover inovação. Um exemplo é a Comissão de Combate às Desigualdades, que trabalha com renda básica e segurança alimentar", explicou Shintaku.
Para Diego Macêdo, o Conselho simboliza a retomada de um modelo participativo para a sociedade."A revogação do decreto que extinguia colegiados em 2019 (Governo Bolsonaro) e a recriação do CDESS em 2023 simbolizam a retomada de um modelo participativo. Mas seu sucesso depende de governança transparente e articulação intersetorial”.
Já a pesquisadora Ingrid Schiessl, alerta para os desafios na organização da informação. "Reunir informações organizadas não é uma tarefa fácil. A partir da implementação do ecossistema de informação, se garante a transparência para que as ações e as recomendações do CDESS se tornem públicas e acessíveis para toda a sociedade", avalia.
Além deste trabalho, Carla Viola terá outros dois estudos apresentados na ISKO Itália 2025, ambos em colaboração com Carla Beatriz, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Raimunda Fernanda dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): “Exploring the relationships between the Cross-Cutting Women's Agenda - Multi-Year Plan 2024-2027 and Knowledge Organization of legislative proposals under processing on women in Brazil” e “Domain Analysis on Data Management: A View from Brazilian Information Science”.
Carla Viola é autora de mais dois trabalhos em parceria com Carla Beatriz, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Raimunda Fernanda dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovados para ISKO Italia, “Exploring the relationships between the Cross-Cutting Women's Agenda - Multi-Year Plan 2024-2027 and Knowledge Organization of legislative proposals under processing on women in Brazil” e “Domain Analysis on Data Management: A View from Brazilian Information Science” que também serão apresentados na ISKO Itália 2025.
A ISKO Itália 2025 reúne especialistas em Organização do Conhecimento para discutir convergências e novas oportunidades de estudos na área. A participação da equipe do COTEC/Ibict reforça o papel do instituto nos debates globais sobre sustentabilidade e democracia.
Para mais informações sobre o evento, acesse: www.labdoc.it/iskoitalia2025/it/index.html