Notícias
Curso Influsciencers forma jovens influenciadores para o combate à desinformação e a divulgação científica
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) abre inscrições para o curso gratuito Influsciencers, uma formação inovadora voltada a jovens de 15 a 29 anos do Distrito Federal interessados em ciência, redes sociais e produção de conteúdo digital. A capacitação será realizada entre 12 de maio e 25 de junho de 2025, em formato híbrido, com aulas presenciais e on-line, às segundas e quartas sempre no turno da tarde (14h30 às 17h30).
Com carga horária de 45 horas, o curso propõe uma imersão crítica e prática na intersecção entre ciência, mídia e sociedade. Ao longo de quatro módulos, os participantes irão explorar desde os fundamentos da divulgação científica até técnicas de roteiro, captação de conteúdo e estratégias para engajar nas redes sociais com responsabilidade e precisão informativa.
A seleção dos participantes será feita com base em um vídeo curto (até 1 minuto, na vertical), no qual o candidato deverá responder: por que divulgar ciência e combater a desinformação é importante para você? As inscrições estão abertas até 4 de maio de 2025 e devem ser realizadas por meio do formulário a seguir: https://forms.gle/yScewoNJeR4M8NFu9. O edital completo está disponível em www.canalciencia.ibict.br.
Ao longo do curso, os jovens terão contato com uma equipe interdisciplinar composta por comunicadores, divulgadores científicos e especialistas em mídias digitais. Além das aulas, atividades práticas incluirão oficinas com equipamentos audiovisuais, visitas a laboratórios da UnB e produção de vídeos autorais para redes sociais.
Para a coordenadora do Canal Ciência, Leda Sampson, o curso também é uma oportunidade de ampliação de repertório e protagonismo juvenil: “esse curso é uma iniciativa do Ibict, no âmbito dos seus projetos de combate à desinformação. O principal objetivo é contribuir para que esses jovens se tornem agentes de combate à desinformação, disseminando informações científicas de qualidade junto às suas comunidades e círculos sociais.”
Já Gabriela Rocha, Booktoker e uma das docentes do curso, ressaltou o poder de comunicação da internet: “As redes sociais e os smartphones, revolucionaram a comunicação ao permitir a disseminação instantânea de informações em escala global. Hoje os usuários de internet se consolidaram como consumidores e produtores da informação compartilhada na Web.”
As aulas presenciais ocorrerão no auditório do Ibict, localizado no Edifício Unesco (próximo à estação 102 Sul do metrô), e os encontros on-line serão realizados por videoconferência.
Serão oferecidas 25 vagas, e o resultado da seleção será divulgado em 8 de maio de 2025. Os estudantes que concluírem o curso com participação integral receberão certificação do Ibict.