Notícias
BRICS Women’s Startups Contest 2025: inscrições até 4 de maio
Estão abertas até o dia 4 de maio as inscrições para o BRICS Women’s Startups Contest 2025 (BRICS WBA), concurso internacional voltado para startups lideradas por mulheres dos países membros e parceiros dos BRICS. Neste ano, com o Brasil na presidência do bloco, o evento é organizado pelo Sebrae, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e terá sua fase final realizada no Rio de Janeiro.
A iniciativa integra as ações da Aliança Empresarial de Mulheres dos BRICS (BRICS WBA) e visa reconhecer e promover negócios inovadores comandados por mulheres, com alto potencial de impacto e escalabilidade nos mercados emergentes. O concurso está dividido em seis categorias temáticas, contemplando setores estratégicos: saúde, educação, energia, agricultura, transformação digital e sustentabilidade.
Podem se inscrever mulheres fundadoras ou cofundadoras de startups com atuação ou planos de expansão para os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos) ou países parceiros (como Cazaquistão, Nigéria, Cuba, entre outros).
As candidatas devem ocupar papel de liderança na empresa, estar envolvidas nas operações estratégicas e atuar em negócios com base tecnológica ou de inovação, com potencial de crescimento. Startups em fase inicial, em tração ou já em processo de escala podem participar.
As 18 startups finalistas participarão de uma Missão Técnica no Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 8 de julho. A programação inclui visitas a centros de inovação, encontros com investidores, participação no Fórum Empresarial dos BRICS e cerimônia de premiação oficial durante a Cúpula dos BRICS.
Para realizar a inscrição, acesse: https://bricswomen.com/brics-womensstartups-contest/
Parceiras da ENN no BRICS Women’s Startups Contest
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), através da Enterprise Europe Network Brasil (EEN Brasil), é uma das instituições parceiras do BRICS Women’s Startups Contest 2025.
Na edição de 2024, duas startups brasileiras lideradas por mulheres e que são parceiras da EEN foram reconhecidas pela premiação, demonstrando o talento e a inovação presentes no ecossistema empreendedor feminino do Brasil.
Em 2024, a empreendedora Isabelle Câmara foi vencedora do BRICS WBA na categoria “Inovação e Infraestrutura”, com a startup Pluvi, que transforma água da chuva em água potável para consumo humano seguro, sem produtos químicos. Isabelle é uma parceira do programa "Low Carbon Business Action", iniciativa da União Europeia que visa promover o intercâmbio de experiências para uma economia de baixo carbono. A EEN é uma parceira estratégica deste programa, facilitando a internacionalização de pequenas e médias empresas.
Já Andrea Fattori, parceira da EEN Brasil, foi uma das finalistas do BRICS WBA 2024. Ela é fundadora da Fixer, startup que desenvolve soluções sustentáveis para a infraestrutura de telecom no Brasil.
Para o coordenador da EEN Brasil, Márcio Canedo, o BRICS Women's Startups Contest aumenta a visibilidade de mulheres empreendedoras e fortalece a troca de conexões internacionais.
"O concurso é uma vitrine essencial para o talento feminino inovador, conectando mentes brilhantes a oportunidades globais e fortalecendo o tecido empreendedor do BRICS. A EEN Brasil se orgulha de apoiar esta iniciativa, no âmbito da informação tecnológica, que não apenas impulsiona negócios liderados por mulheres, mas também fomenta uma cultura de colaboração e crescimento mútuo entre as nações do bloco”, diz o coordenador.
A EEN Brasil é gerenciada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Assespro e Enrich Lac, num consórcio com 10 membros.