Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
      • Editais Antigos
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Notícias 2024 Janeiro Pesquisador do Ibict é contemplado no edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com projeto sobre desinformação
Info

Notícias

Pesquisador do Ibict é contemplado no edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com projeto sobre desinformação

O pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e presidente do International Center for Information Ethics (ICIE), Marco Schneider, foi contemplado com o projeto “Combate à desinformação no Brasil e na América Latina” no edital Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023, na área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação e Comunicação..
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 09/01/2024 11h19
Pesquisador do Ibict é contemplado no edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com projeto sobre desinformação

O pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e presidente do International Center for Information Ethics (ICIE), Marco Schneider, foi contemplado com o projeto “Combate à desinformação no Brasil e na América Latina” no edital Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023, na área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação e Comunicação.

O projeto coordenado por Marco Schneider tem como objetivo ampliar o intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e latino americanos, dos campos da Ciência da Informação e da Comunicação, dedicados ao tema da desinformação e aos caminhos para seu enfrentamento.

Diante do avanço global nas discussões concernentes aos processos de desinformação, e do avanço do Brasil nas pesquisas sobre o tema, somado a sua relevância política, econômica, social e científica na região, Marco Schneider tem a oportunidade de fomentar a integração dos estudos e ações de prevenção à desinformação na América Latina.

O pesquisador titular do Ibict explica que a equipe desse projeto é formada predominantemente por pesquisadores experientes, docentes vinculados a programas de pós-graduação e com importante publicação científica na área das Ciências Sociais Aplicadas e nos campos da Ciência da Informação e Comunicação, passando pela Filosofia e Biblioteconomia.

De acordo com o Marco Schneider, nos últimos anos, “diversos estudos e atividades desses pesquisadores vêm sendo dedicados sobre a questão da desinformação, incluindo congressos, aulas e orientações de mestrado e doutorado”. Ele acrescentou que, além das pesquisas teóricas, a experiência nas ações concretas de combate a desinformação como a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), premiada na Intercom 2023 com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, na categoria Grupo Inovador, e o planejamento dos encontros internacionais do ICIE têm consolidado uma rede promissora de pesquisadores da região.

Saiba mais sobre o projeto:

O projeto sobre a desinformação executará ações de pesquisa, comunicação e divulgação científica, inicialmente em conjunto com Argentina, México e Uruguai, promovendo encontros e intercâmbios sociais, culturais e científicos, visando à troca de experiências que possam impactar no reconhecimento de diferenças regionais, ampliando a capacidade de compreensão das formas de manifestação dos processos de desinformação.

Marco Schneider conclui que “diante de configurações e contextos sociais específicos, torna-se pertinente conhecer as realidades nas quais a desinformação prolifera, compreendendo questões geopolíticas em que tais discussões estão inseridas”.

Saiba mais sobre o edital, no endereço: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=11425

Quem é Marco Schneider:

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Beneficiário Recurso Universal CNPq 10/2023 Grupos Consolidados. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador associado, supervisionando estágios pós-doutorais. Autor dos livros "A Era da Desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas" (2022) e "A Dialética do Gosto: informação, música e política", publicado em 2015 pela Editora Circuito, com bolsa de auxílio a publicação, da Faperj. Publicou também um livro de poesia e dezenas de artigos científicos, em capítulos de livros, anais de congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Professor universitário desde 2003. Interesses atuais de pesquisa: ética; epistemologia; economia política da informação, da comunicação e da cultura; desinformação; competência crítica em informação; literacia midiática. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Membro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), contemplada em 2023, pela Intercom, com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, na categoria Grupo Inovador; da Rede Coinfo; da Rede de Estudos da Ciência da Informação sobre Desinformação (Recides); da Rede de Intelectuais e Artistas Independentes em Defesa da Humanidade (Redh); e da Rede Mussi (Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação). Integrante dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge). Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud). Editor da Liinc em Revista. No biênio 2017-2018, foi Diretor Científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Ulepicc), capítulo Brasil, e Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ. Músico e escritor.

Ciência e Tecnologia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
      • Editais Antigos
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca