Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Notícias 2023 Agosto Novos serviços do Ibict são lançados no WiDAT
Info

Notícias

Novos serviços do Ibict são lançados no WiDAT

Desenvolvidos pelo Ibict, os serviços LABMULTI - Laboratório Multiusuário de Informação, ferramenta PGD-BR e Rede Moara têm como público-alvo pesquisadores de qualquer área do conhecimento
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 22/08/2023 17h16
IMG - Novos serviços do Ibict são lançados no WiDAT

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a 6ª edição do Workshop de Informação, Dados e Tecnologia reuniu as comunidades acadêmicas que trabalham com dados no Brasil, por meio da oferta de um espaço de discussão e interação entre profissionais da indústria, acadêmicos e pesquisadores das áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação, Engenharias e áreas afins. 

Durante os dias de evento, o Ibict realizou o lançamento de novos serviços e produtos desenvolvidos pelos instituto, inovações voltadas a pesquisadores de qualquer área de conhecimento. “O Ibict tem a missão de desenvolver recursos e a infraestrutura informacional do País em ciência e tecnologia”, diz Tiago Braga, diretor do Ibict.

Confira os serviços lançados pelo Ibict. 

LABMULTI- Laboratório Multiusuário de Informação 

O LABMULTI - Laboratório Multiusuário de Informação, projeto do Ibict em parceria com a Finep, vai disponibilizar uma infraestrutura física computacional e equipamentos para o desenvolvimento de projetos e pesquisas. 

“Vamos construir um laboratório com servidores de alta capacidade para que pesquisadores realizem suas pesquisas dentro desse ambiente. A princípio serão cinco nós de hiperconvergência e vamos disponibilizar todas as bases de dados abertas do Ibict, além de outras bases nacionais e internacionais”, explica Henrique Denes, coordenador do LABMULTI. 

Os ambientes para desenvolver a pesquisa podem ser solicitados pelos interessados, que vão poder utilizar os recursos do laboratório e os resultados das pesquisas poderão fazer parte de um acervo de dados abertos. 

O projeto também conta com uma sala de digitalização onde vai ser adquirido um scanner robô de alta performance, que poderá digitalizar livros e outros materiais encadernados. “A gente quer fortalecer esse espaço com recursos que a gente possa digitalizar materiais que estão em formatos diversos e extrair dados que possam ajudar na contextualização e na análise desses dados. É uma forma de preservar a informação e gerar outros insumos para ajudar na contextualização dos dados coletados e de outras bases, com técnicas como inteligência artificial, por exemplo”, detalha Tainá Batista de Assis, pesquisadora do Ibict. 

PGD-BR 

Outro novo serviço do Ibict lançado no evento foi o PGD-BR. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ibict em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unicamp e Unesp. 

O Plano de Gestão de Dados (PGD) é um documento formal no qual são descritas as estratégias da gestão de dados que são exigidos por diversos financiadores de pesquisa para avaliação após a concessão do financiamento de um projeto.  OS PGDs contribuem para a preservação dos dados e legitimam todo o ecossistema da pesquisa científica. Os fluxos e registros gerados para descrição dos dados e aspectos de guarda e memória implícitos no próprio documento, servem ainda de fonte de estudos para comunidades científicas.

O PGD-BR é um aplicativo on-line gratuito e de código aberto que ajuda os pesquisadores a criarem planos de gestão de dados. A ferramenta fornece um assistente de preenchimento para criar um PGD que atenda aos requisitos de agências de fomento. Ele também tem links diretos para sites das agências de fomento, textos de ajuda para responder a perguntas e recursos de melhores práticas de gestão de dados científicos.

“A ferramenta PGD-BR é um marco. Com ela, o pesquisador pode colocar todas as informações de sua pesquisa num formulário específico baseado nos princípios FAIR”, avalia Alexandre Oliveira, coordenador de Governança em Tecnologia para Informação e Comunicação (COTIC) do Ibict. Segundo Oliveira, após estudos, o Ibict adotou uma ferramenta desenvolvida pela California Digital Library, traduzida, adaptada e customizada pelo Ibict para o cenário brasileiro.

Rede Moara

O Ibict, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criou um projeto chamado Rede Moara, que desenvolve uma infraestrutura para o compartilhamento de códigos-fonte na internet. 

A Rede Moara é uma plataforma que reúne desenvolvedores de software livre, add-ons e interfaces de programação de aplicativos (API) relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“Muitas pesquisas financiadas de forma pública possuem desenvolvimento de software, código ou plugin, mas não existe um lugar centralizado no Brasil e mantido por uma instituição governamental confiável no qual ele possa compartilhar essa informação de acesso aberto”, diz Milton Shintaku, coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec) do Ibict.

A Rede Moara reúne repositório de software, biblioteca digital, fórum, wiki e ambiente virtual de aprendizagem. Segundo o coordenador, a Rede Moara tem como público-alvo desenvolvedores e pessoas ligadas à TI de universidades e instituições de inovação, ensino e pesquisa que necessitam de um local para depositar o resultado de pesquisas e inovações desenvolvidas no âmbito de projetos e que possam ser compartilhadas. 

 

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca