Notícias

Ibict publica sua Política de Preservação Digital

A Política tem por objetivo garantir que os acervos digitais do Instituto continuem disponíveis ao longo do tempo
Publicado em 29/10/2021 12h59 Atualizado em 29/10/2021 15h44
Ibict publica sua Política de Preservação Digital

Acaba de ser publicada a mais recente versão da Política de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

A Política tem por objetivo garantir que os acervos digitais do Instituto continuem disponíveis ao longo do tempo, por meio da prevenção da deterioração e de possíveis danos, além de mudar o formato dos materiais para preservar seu conteúdo intelectual, se necessário.

Conforme o documento, “acervos digitais podem existir em múltiplas versões e o Ibict tem o compromisso de preservar a versão mais completa e disponibilizar os documentos digitais e seus metadados descritivos, estruturais e técnicos a eles associados”.

A apresentação do texto divide-se em cinco partes: Natureza da Política; Escopo da Responsabilidade; Comprometimento com ações do Ciclo de Vida dos Acervos Digitais Institucionais; Gestão da Política e do Plano de Preservação de Acervos Digitais; e Responsabilidades relacionadas aos Acordos Nacionais e Internacionais.

Cada uma destas partes dispõe de uma série de aspectos essenciais e específicos que asseguram o acesso permanente ao conteúdo completo dos acervos com garantias de autenticidade e integridade, assim como sua relação hierárquica e estrutural entre os arquivos e suas correlações.

Em breve, o documento oficial estará disponível também nos idiomas espanhol e inglês. Para acessar a Política, clique aqui.

Ciência e Tecnologia