Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
      • Editais Antigos
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Notícias 2021 Outubro 2021 Confira como foi a participação do Ibict na 2a edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Info

Notícias

Mês Nacional da Ciência e Tecnologia

Confira como foi a participação do Ibict na 2a edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

As palestras "Conheça o Ibict", "Descobrindo o Ciclo de Vida no Ibict" e "Compartilhamento de Dados de Pesquisa e o Projeto BrCris" fizeram parte da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, promovido pelo MCTI
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 19/10/2021 15h50
IMAGEM-Confira como foi a participação do Ibict na 2a edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Outubro é considerado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para celebrar a data, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove durante todo o mês, uma série de atividades de popularização da ciência voltadas para a aproximação do tema à população, na qual são apresentados para a sociedade brasileira os resultados das pesquisas e iniciativas realizadas nas unidades vinculadas e parceiros em projetos estratégicos do MCTI. No último dia 17, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi o responsável pela programação online do evento, que contou com palestras transmitidas pelo canal do MCTI no Youtube.

Com a mediação de Cecília Leite, diretora do Ibict, a palestra “Conheça o Instituto Brasileiro de Informação em C&T - IBICT” apresentou os objetivos, projetos e serviços do instituto. Na abertura, Gustavo Saldanha, coordenador-geral de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação falou da importância histórica e contemporânea do instituto e seu papel para o Brasil e o mundo. “Nós somos a vanguarda em América Latina e Caribe”, disse o coordenador sobre o protagonismo do instituto nos campos de pesquisa em Ciência da Informação e Informação em Ciência e Tecnologia. 

Bianca Amaro de Melo, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, explicou as principais ações na criação de produtos e serviços de informação científica, como o CCN, a rede Bibliodata, o Comut e o ISSN, utilizados especialmente por bibliotecas. A coordenadora também explicou o protagonismo do Ibict no movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta e o portal  OasisBr,  que traz teses e dissertações e artigos científicos. “Esse portal conta com mais de 2 milhões e 600 mil publicações e ele representa a produção científica das universidades e dos institutos de pesquisa”. 

Anderson Itaborahy, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos abordou a atuação em serviços voltados para a inovação tecnológica e a divulgação científica para a sociedade. “A gente trabalha com o eixo da informação tecnológica e a divulgação e popularização de ciência e tecnologia”. Por fim, Tiago Braga, Coordenador-Geral  de Tecnologias de Informação e Informática, destacou as tecnologias para gestão da informação, as iniciativas de preservação digital e a criação de projetos de infraestrutura para a ciência cidadã. 

A segunda palestra foi “Descobrindo o Ciclo de Vida no Ibict”, apresentação sobre o conceito de Ciclo de Vida (ACV). Thiago Oliveira Rodrigues, pesquisador em Sustentabilidade no Ibict abordou conceitos da ACV e a atuação do Ibict no tema, além de questões como sustentabilidade e a criação do Laboratório de Informação para a Sustentabilidade (LIS). “Essa plataforma pretende promover a cadeia de conhecimento sobre a sustentabilidade para a gente entender que tipo de dado precisa ser levantado, como vão gerar informação e apoiar tomadas de decisão”, diz o pesquisador. Já Abrão Rodrigues Neto, pesquisador do Canal Ciência no Ibict, apresentou a cartilha “O pensamento do ciclo de vida e como aplicá-la em atividades educacionais''. “O Canal Ciência tem uma oficina para escolas onde essa cartilha é trabalhada com professores e alunos em sala de aula”, explica Neto. 

Para finalizar a programação, Washington Segundo, pesquisador do Ibict, apresentou a palestra “Compartilhamento de Dados de Pesquisa e o Projeto BrCris”, ao lado de Paulo Santana, da Coordenação de Informação e Estudos Internacionais do CNPq. Os especialistas abordaram a integração de repositórios de dados de pesquisa e o papel que o CNPQ exerce na construção de uma rede. Santana apresentou os compromissos de Ciência Aberta e a criação do Lattes Data, plataforma de armazenamento de dados científicos desenvolvida em parceria com o Ibict. Em seguida, Washington Segundo apresentou os aspectos do ecossistema da pesquisa científica e o sistema BrCRIS, que estabelece um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileiro. 

A programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações é gratuita e vai até o fim de outubro, com ações em conjunto com suas instituições vinculadas.

Para assistir às palestras do Ibict, acesse os links:

Conheça o Instituto Brasileiro de Informação em C&T - IBICT

https://www.youtube.com/watch?v=VX9enlMl-YQ&t=1380s

Descobrindo o Ciclo de Vida no Ibict

https://www.youtube.com/watch?v=9PjJr5u34oc

Compartilhamento de Dados de Pesquisa e o Projeto BrCris

https://www.youtube.com/watch?v=GkNcWvhIYlY

Tags: Mês Nacional da Ciência e TecnologiaMCTI
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
      • Editais Antigos
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca