Notícias

Saiba como foi o primeiro dia do X Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

A diretora do Ibict, Cecilia Leite, esteve na plenária de abertura
Publicado em 23/11/2021 15h01
Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Começou nesta segunda-feira, 22/11, o X Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. O evento é organizado pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) e pela Universidade de Brasília (UnB), com apoio de diversas instituições, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O vídeo com a abertura pode ser visto aqui.

Elmira Simeão, professora da UnB e uma das coordenadoras do evento, abriu o seminário agradecendo o esforço dos pesquisadores que organizaram, especialmente os alunos de iniciação científica da Faculdade de Informação da UnB e aos docentes. A professora Aurora Cuevas Cerveró (UCM) deu as boas-vindas e destacou diversos aspectos que mostram a importância do evento nestes 10 anos para a Ciência da Informação.

A diretora do Ibict, Cecilia Leite, também esteve na plenária de abertura e disse que é uma grande alegria participar do evento mais uma vez, poder contribuir e aprender com todas as pessoas que organizam esse trabalho há tanto tempo. “Não só houve crescimento no trabalho e no desenvolvimento da área, mas também nos laços que unem estes pesquisadores, especialmente no Brasil e na Espanha. Que nós possamos, ao final do encontro, crescer como sempre e, no próximo ano, estar juntos presencialmente”.

Participaram também da mesa de abertura os professores Cynthia Roncaglio, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB; Renato Tarciso Barbosa de Sousa, diretor da Faculdade de Ciência da Informação da UnB; Isabel Villaseñor Rodríguez, diretora do Departamento de Biblioteconomia e Documentacão da UCM; José Luis Gonzalo Sánchez–Molero, decano da Facultad de Ciencias de la Documentación – UCM; e Diana Pinho, representante do decanato de Pós-Graduação da UnB.

Em seguida, a professora Tania Regina Fraga da Silva apresentou uma palestra magna sobre “Arte Computacional: o design expográfico no contexto hipermidiático e informacional”. Ainda no primeiro dia, foram realizadas apresentações de pesquisas, debates e palestras.

O professor Gustavo Saldanha, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/UFRJ participou do GT ‘Políticas de Informação e Agenda 2030’, com a palestra “Redes de Conhecimento e o futuro da Pesquisa na Ciência da Informação.

Ainda no primeiro dia aconteceram discussões nas mesas ‘Políticas de Informação’ e ‘Competência em Informação’ e a palestra “Aprendizaje y Servicio como metodología docente en el ámbito universitario: experiencias en la UCM", com a professora Michela Montesi.

O evento segue até dia 24/11 e pode ser acessado neste link.

Ciência e Tecnologia