Galeria de Imagens
NOVA GESTÃO
Hospital Universitário Antônio Pedro tem novo superintendente e reforça compromisso com o SUS
Niterói (RJ) – O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu as boas-vindas ao seu novo superintendente, Beni Olej. A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (4), também deu posse aos novos gerentes e contou com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; do reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega; da Secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows; e do diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Rodrigo Alves Torres Oliveira.
“O Hospital está passando por uma profunda transformação na sua área de infraestrutura. Há um grande investimento na renovação dos equipamentos, que potencializa a integração com o SUS”, pontuou o presidente da Ebserh, que também reforçou a importância da integração entre o ensino e a assistência. “O Brasil espera muito dos hospitais universitários. Ninguém forma melhor do que as universidades públicas, em especial, as federais”, acrescentou.
O novo superintendente comprometeu-se com as melhorias alcançadas pelo Huap desde a gestão anterior, destacando a renovação do parque tecnológico, o diálogo e a integração com Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos promover uma gestão dialógica e colegiada, com maior participação de todos os setores”, afirmou.
Além disso, Beni avaliou que a Ebserh possui grande importância, atuando como matriz gerencial dos Hospitais Universitários Federais. “Sua gestão marca o protagonismo não apenas com um braço técnico e científico, mas também operacional, especialmente, nas iniciativas do Ministério da Saúde”, detalhou. Ele fez especial referência especial ao mutirão de atendimentos do “Dia E” e ao Agora tem Especialistas, programa do Governo Federal: “Temos muito orgulho de participar desse esforço”.
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ressaltou a importância da sinergia entre a educação e a saúde de qualidade no Huap. “O Beni está com a missão de dar continuidade à articulação cada vez maior entre academia e serviço, no Huap”. O dirigente destacou ainda as qualidades do novo superintendente para o cargo de liderança. “O fato do Beni ter sido gerente de Ensino e Pesquisa, na gestão anterior, soma-se à trajetória de pesquisador experiente”.
Planos de gestão: comunicação e transparência
O novo gestor apresentou suas prioridades para a gestão, com ênfase em comunicação, transparência e participação da comunidade hospitalar. Entre as iniciativas anunciadas estão a criação de um comitê consultivo com especialistas, o fortalecimento do colegiado executivo e maior aproximação com a Ouvidoria, visando melhorias contínuas nos processos internos.
Beni também destacou a importância de manter “sessões periódicas de transparência” sobre temas como regulação e financiamento, além de reforçar seu compromisso com a presença ativa no hospital, ouvindo equipes e promovendo o diálogo em todos os níveis. Durante a transição, o novo superintendente elogiou o trabalho da antecessora, professora Verônica Alcoforado de Miranda, destacando avanços como a incorporação de novas tecnologias e serviços, viabilizados por emendas parlamentares.
Médico formado pela UFF, doutor em Química Biológica e mestre em Microbiologia pela UFRJ, Beni Olej é professor titular de Imunopatologia Clínica na UFF e atua em pesquisa, imunologia e biotecnologia. Atualmente, coordena o projeto de implantação do núcleo de telessaúde no HUAP.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Redação: Elisa Monteiro Andrade, com edição de Andréia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh