Galeria de Imagens
AUDITORIA E INTEGRIDADE
Seminário de Integridade da Ebserh promove diálogo sobre transparência e gestão responsável
Brasília (DF) – Começou nesta quarta-feira (2) o I Seminário Anual de Integridade da Ebserh 2025. Com o tema “Integridade e Transparência na Saúde Pública: O Compromisso da Ebserh”, o encontro alinhou-se às diretrizes institucionais de fortalecimento da cultura de integridade, transparência e gestão responsável no âmbito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Em iniciativa conjunta da Auditoria Interna e da Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gestão de Riscos (ACCIGR), Consultoria Jurídica, Ouvidoria-Geral, Comissão de Ética e Corregedoria-Geral da estatal, o Auditor Geral da Ebserh, Marcus Vinicius Braga, ressaltou que o seminário é o primeiro passo: “Para avançarmos com outras iniciativas de produção de conhecimento sobre o assunto em busca de uma Ebserh cada vez melhor”, disse.
Para ele, a agenda de integridade é assunto para todos. “Principalmente na área de saúde que envolve questões específicas e de vida intima no trato dos cidadãos. Daí parte a importância de trazermos essa discussão para agregar valor à nossa prestação de serviço e a formação do nosso quadro de pessoal”, defendeu.
Arthur Chioro, presidente da Ebserh, abriu o evento, lembrando que ética, integridade e transparência são valores da empresa que devem conduzir todas as dimensões de atuação. “Pela sensibilidade dos nossos serviços e complexidade do nosso trabalho em rede, que envolve 45 hospitais universitários federais (HUFs), é muito estratégico debater o assunto para potencializar a produção de integridade e materializar a prática no nosso cotidiano”, afirmou.
Chioro reforça que os pilares para a atuação íntegra da Ebserh perpassam, entre outros, o alinhamento com o interesse público, a transparência ética, a prevenção e combate a corrupção e responsabilidade.
O seminário
O evento ocorrerá até a próxima sexta-feira (4) com painéis temáticos e mesas-redondas, que contarão com a participação de especialistas internos e externos. Dentre os assuntos debatidos destacam-se integridade em gestão de pessoas, assédio moral e sexual no ambiente do trabalho, gerenciamento de riscos e estratégias preventivas, além dos papéis da corregedoria e da ouvidoria na promoção da integridade.
As conversas estão sendo conduzidas por representantes da Ebserh como Ouvidor-Geral, Diego Rezende, Corregedor-Geral, Reonauto da Silva e as Diretoras de Orçamento e Finanças, Ensino e Pesquisa e Inovação, Márcia da Fonseca e Cristiane Melo; em interação com os trabalhadores das unidades de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos, da Consultoria Jurídica, da Comissão de Ética.
A palestra inaugural, proferida pela Secretária-Adjunta de Integridade Pública da Controladoria Geral da União (CGU), Simone Gama, tratou sobre “De que forma a Saúde que queremos passa pela Discussão da Integridade”. A conversa inicial também contou com a participação dialógica da Diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Viana e do Diretor de Tecnologia da Informação, Giliate Coelho, trazendo experiências e resultados concretos na Ebserh em ações voltadas à maior integridade na gestão.
Ainda no primeiro dia, foi abordada a Participação Cidadã, apresentado por Rafael Dal Rosso, da Coordenação-Geral de Articulação e Capacitação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral da União.
O encerramento contará com a fala da atual Corregedora-geral da União, Fernanda Álvares da Rocha.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh