Notícias
DIA DO ORGULHO LGBTQIA+
Ebserh celebra a diversidade com palestra sobre Liderança, Autenticidade e Autoconhecimento
A conversa foi conduzida pela chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (CHU-UFPA), Deborah Bronze
Brasília (DF) – Com o tema “Orgulho de Ser: Liderança, Autenticidade e o Poder do Autoconhecimento”, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu, nesta quinta-feira (26), um webinário em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. A conversa foi conduzida pela chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (CHU-UFPA), Deborah Bronze. O evento teve como objetivos o reforço do compromisso da Ebserh com a diversidade, o respeito aos direitos da comunidade LGBTQIA+, bem como o incentivo à continuidade das discussões relativas ao tema no ambiente institucional.
A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Eloá Junqueira, reforçou que a conversa permitiu um reflexão sobre o tema que é relevante e significativo para a sociedade. "Essa foi uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre o quanto é urgente e necessário enfrentarmos todas as formas de discriminação. Só assim construiremos, de fato, um ambiente seguro, democrático, inclusivo e diverso para o trabalho.”
Nesse sentido, Deborah Bronze defendeu que o ambiente laboral precisa agregar segurança psicológica, para que, com empatia, as pessoas possam ser quem são. "Esse espaço é alcançado quando os profissionais se sentem seguros para expressar suas identidades, sem medo de retaliações.
Esse acolhimento promove engajamento e comprometimento dentro das equipes de trabalho, além de um local inclusivo e de proteção para todos”, afirmou.
Para ela, é importante promover a autenticidade entre os trabalhadores (as) para que as pessoas sejam acolhidas em suas individualidades. Independente de gênero ou orientação sexual, um trabalhador não deve se se anular para pertencer aos espaços corporativos. Isso acaba causando adoecimento e promovendo um sistema ainda mais excludente”, acrescentou.
Políticas
A Ebserh tem como um de seus valores a promoção da equidade, respeito à diversidade e aos direitos humanos, de acordo com o Mapa Estratégico 2024-2028. Ainda segundo o documento, a prevenção e o enfrentamento ao assédio e discriminação é um dos objetivos estratégicos da estatal, fazendo parte do tópico de responsabilidade ambiental, social e governança. Em março deste ano, a empresa pública lançou o Guia de Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e Discriminação. O material ajuda como identificar LGBTfobia e proceder em caso de ocorrência.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh