Galeria de Imagens
NOVA GESTÃO
Hospital da Rede Ebserh em Manaus entrega nova recepção do Ambulatório Araújo Lima e realiza solenidade de posse do novo superintendente
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), entregou nesta quarta-feira (3) as novas instalações do Ambulatório Araújo Lima (AAL). A inauguração junto com a solenidade de apresentação do novo superintendente, Plínio José Cavalcante Monteiro. O HUGV é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, lembrou da importância do HUGV e da Ufam pelo protagonismo na formação de especialistas e na assistência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um hospital público federal não é 100% SUS, ele é o próprio SUS. Nós não podemos perder isso de vista. A estabilidade do sistema sanitário de toda a Amazônia e dos estados fronteiriços que vão precisar dos serviços de alta complexidade nas redes federadas integradas é responsabilidade nossa”, disse.
A reitora da Ufam, Tanara Lauschner, lembrou as conquistas do HUGV para levar assistência a regiões remotas do País e das atividades em defesa da pesquisa e da inovação, juntamente com as unidades acadêmicas. “Nós somos o principal hospital e a principal universidade da região e precisamos dar uma atenção especial para que o HUGV possa cumprir a sua missão”, enfatizou.
Autoridades ressaltam parceria
“O HUGV se tornou gigante, é uma grande potência no nosso Estado e sabemos que podemos contar com seus profissionais”, afirmou a secretária executiva de Assistência, Liege Menezes, que representou o governador Wilson Lima.
A gerente de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Efthimia Simões Haidos, reforçou a contribuição do HUGV para a assistência à saúde na região: “A rede de saúde de Manaus precisa desta parceria e quero reiterar que estamos juntos nesta caminhada”.
Também estiveram presentes representantes de órgãos governamentais, conselhos regionais de categorias profissionais, sindicatos, além de instituições de ensino e pesquisa da região.
Empatia, segurança administrativa e gestão qualificada
Plínio Monteiro disse que assume o HUGV com o compromisso de honrar os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 60 anos de existência do hospital e o compromisso de, com a Ebserh e a Ufam, fazer do HUGV um hospital de alta complexidade de referência, respeitando o passado, pensando o presente e planejando o futuro.
Na solenidade de posse, ele definiu o que chamou de “tripé” para os próximos anos de gestão: “Temos que ter empatia para garantir uma assistência humanizada; segurança - não só do paciente -, mas segurança administrativa e financeira por gerir recursos do povo; e uma gestão com uma visão ampla, abrangendo toda a instituição”, resumiu o novo gestor, sucessor do médico anestesiologista Juscimar Carneiro Nunes, que esteve à frente do HUGV de 2021 a 2025.
Ambulatório reformado
A solenidade marcou a entrega das obras do Ambulatório. No total, foram investidos R$ 800 mil na reforma da passarela de acesso e da recepção. A reestruturação do espaço, que recebe cerca de 800 pessoas por dia, incluiu melhorias na climatização, ampliação dos sanitários e substituição do mobiliário.
No prédio, de cinco pavimentos, funcionam o Arquivo Ambulatorial; os serviços de Neurologia, Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Anestesiologia, Dermatologia, Nutrição, Nutrição pediátrica, Gastropediatria, Oftalmologia, Otorrino, Cabeça e pescoço, Bucomaxilo e Fonoaudiologia; as atividades de Fisioterapia e o Hospital-Dia, com quatro salas cirúrgicas.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Sinval Paulino, com informações de Danielle Morais e Aretha Lins
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh