Notícias

Boa alimentação

Especialista da Rede Ebserh alerta para importância do controle do colesterol

Um estilo de vida saudável previne o colesterol alto e doenças cardiovasculares e metabólicas
Publicado em 16/10/2020 12h25
16102020 colesterol huac.jpg

Campina Grande (PB) – O colesterol alto está entre os problemas de saúde mais comuns entre os brasileiros e é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil registrou em torno de 104 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares nos primeiros quatro meses deste ano.

Como explica a médica Lígia Lopes, endocrinologista do Hospital Universitário Alcides Carneiro, vinculado à Rede Ebserh (HUAC-UFCG/Ebserh), o colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo que desempenha funções essenciais como a síntese dos ácidos biliares e hormônios esteroides, além de ser componente da estrutura das membranas celulares.

O problema, contudo, está no alto nível dessa gordura no sangue. “Em excesso, pode ser prejudicial à saúde. O aumento de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares”, afirma a endocrinologista.

“O colesterol circula no sangue ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Enquanto o HDL tem efeito protetor para doenças cardiovasculares, o excesso de LDL pode se depositar na parede das artérias contribuindo para formação de placas de ateroma. Essas placas obstruem gradualmente as artérias, impedindo a passagem do sangue e podendo causar infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral”, acrescenta a especialista.

Lígia Lopes comenta também sobre como controlar o colesterol. “Evitar consumo excessivo de gordura saturada e gordura trans, além da prática regular de atividade física. Em alguns casos, como naqueles pacientes que têm muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares é necessário uso de medicação”, finaliza.

Sobre a Ebserh     

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HUAC-UFCG/Ebserh