Galeria de Imagens
ACT
Acordo firmado entre Ebserh e UFFS viabilizará a construção de novo hospital universitário federal em Chapecó (SC)
Chapecó (SC) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta terça-feira (9), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para implantação do Hospital Universitário da instituição de ensino. O Hospital Universitário da UFFS terá uma estrutura prevista de, no mínimo, 150 leitos de clínica médica, cirúrgica, obstetrícia, pediatria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de serviços integrados de apoio diagnóstico e ambulatorial. A nova unidade incrementará a cobertura hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma região com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
"Esta é uma luta da população, dos municípios e da comunidade universitária. Este momento é o pontapé inicial para quem é gestor. Um hospital precisa ter as especialidades que a região precisa para não se sobrepor ao que as demais unidades hospitalares já existentes possuem, além de trazer outras especialidades para atender a população do Oeste de Santa Catarina. Vai ser um hospital 100% SUS, além de garantir formação dos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras áreas de saúde” afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o hospital de Chapecó terá um papel estratégico para essa região oeste do estado de Santa Catarina, sendo um equipamento público de muita relevância social. “Hoje o Hospital é uma das organizações mais complexas: temos um cenário de prática de formação para advogados, comunicadores, contabilistas, administradores, TI, ou seja, praticamente todas as áreas, inclusive aquelas que não são da área da saúde. O compromisso é que possa contribuir com a saúde e desenvolvimento da população de Santa Catarina", complementou Chioro.
“Trata-se de um hospital essencial para a população que muitas vezes precisa percorrer 500, 600 quilômetros até Florianópolis ou cidades próximas para conseguir tratamento. Esta estrutura permitirá a constituição do Centro de Pesquisa de Formação Profissional em saúde, para além da enfermagem e da medicina, abrangendo outros cursos que já ofertamos, fortalecendo as parcerias já existentes desta universidade com instituições de ensino e as estruturas de saúde pré-existentes na região. Ao olhar para os problemas locais, contribuiremos também para o avanço da ciência e da saúde de todo o país”, destacou o reitor da UFFS, João Alfredo Braida.
O documento assinado nesta terça prevê que, inicialmente durante um ano, sejam feitas ações conjuntas de planejamento entre os dois entes, envolvendo a elaboração do diagnóstico situacional da necessidade de saúde, dos perfis assistencial e de ensino do hospital, bem como da avaliação de projetos de arquitetura e engenharia para a construção do hospital.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh