Galeria de Imagens
RECONHECIMENTO
Ebserh conquista selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública do TCU
Brasília (DF) – Nesta terça-feira (9), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu o selo diamante do Programa Nacional de Transparência Pública do Tribunal de Contas da União (TCU). O prêmio foi entregue às instituições que se destacaram no cumprimento da transparência ativa, que é a disponibilização de dados de forma espontânea por meio do portal do órgão.
Foram avaliados 280 itens e a Administração Central da Ebserh alcançou o índice de transparência de 95,72%, garantindo o maior prêmio da categoria. O selo foi entregue ao ouvidor-geral da estatal, Diego Henrique Rezende. “A transparência é um dos nossos valores e esse reconhecimento representa o fortalecimento da transparência pública, tendo o cidadão como foco da instituição. Esse selo também reforça o comprometimento da Ebserh e do SUS com a transparência e a excelência do serviço prestado”, afirmou Diego.
Sobre o prêmio
Em 2025, o Programa Nacional de Transparência Pública avaliou 52 organizações federais, Desse total, 42 foram premiadas: 14 com o selo diamante, 14 com o selo ouro e 14 com o selo prata. Para a avaliação, o Tribunal de Contas da União analisou as informações disponibilizadas nos sites oficiais de órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo, do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.
O selo prata exige o cumprimento de 75% a 84% do nível de transparência; para o selo ouro, esse nível tem que estar entre 85% e 94%; e para alcançar o selo diamante, o nível de transparência precisa estar acima de 95%. As instituições que não alcançaram o índice de 75%, foram classificadas como intermediário (50% a 74%), básico (30% a 50%), inicial (abaixo de 30%) e inexistente (0%).
“A transparência fortalece a confiança entre o cidadão e o Estado. Quando a administração pública age de forma aberta, promove o controle social e a eficiência, prevenindo irregularidades, combatendo a corrupção e reforçando a cultura de responsabilidade. A transparência é uma escolha diária de governar com honestidade e coerência”, explicou o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh