Notícias

Educação

Programa Conexão DNIT compartilha conteúdo sobre percepção de risco e sobre segurança no trânsito

Publicado em 16/09/2020 17h37
WEBI.jpg

Além dos cursos e das atividades de Educação para o Trânsito voltados para a formação de professores do Ensino Fundamental, o Programa Conexão DNIT, atualmente, em sua fase-piloto, disponibiliza conteúdos direcionados a toda a comunidade na seção Conectando Saberes do Trânsito. O objetivo é contribuir para que haja o desenvolvimento da percepção e a consciência dos riscos pelos usuários do sistema trânsito e, ainda, para estimulá-los à adoção de atitudes e de comportamentos seguros.

Essa iniciativa parte da constatação de que o trânsito é um tema relevante, urgente e de emergência social. Sendo um ambiente coletivo, envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, nesse espaço, todos ganham quando adotam atitudes seguras ao transitar, e todos perdem quando as leis, as regras e as sinalizações do trânsito são desrespeitadas – o que aumenta o risco de acidentes e de fatalidades. 

Nesse contexto, a seção Conectando Saberes do Trânsito reúne conteúdos sobre diversas questões contribuem para o debate, para a sensibilização e para a mobilização das pessoas em direção a um trânsito mais humano e seguro.

Um dos textos já disponíveis na seção dentro da plataforma do Programa Conexão DNIT, por exemplo, trata dos códigos visuais para promover a segurança no trânsito. O texto reforça que a comunicação é essencial para a convivência humana, e o trânsito não foge a essa regra, pois é um ambiente onde pequenas falhas na comunicação podem provocar grandes consequências. Além disso, apresenta, de forma objetiva e de maneira visual, os tipos de sinalização (semafórica, vertical de regulamentação e vertical de advertência).

Acesse a seção Conectando Saberes do Trânsito do Programa Conexão DNIT e amplie seus conhecimentos de modo a contribuir para um trânsito mais seguro. Confira no link: http://bit.ly/Conectando-Saberes-do-Transito.   

Serviço

O acesso ao portal e ao aplicativo do Programa Conexão DNIT é gratuito. Acesse o portal através do endereço https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br ou faça o download do aplicativo (disponível para Android na Google Play Store https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.conexaodnit&hl=pt_BR).

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT