Notícias
Repórter da National Geographic visita o CTI Renato Archer
O CTI Renato Archer recebeu, na última quinta (5/2), a jornalista norte-americana Marina Koren, que está escrevendo matéria para a revista National Geographic sobre comida no espaço.
Depois de passar pela NASA e conversar com pesquisadores na Flórida (EUA), a repórter, que já assinou matérias em publicações como The New York Times e The Atlantic, esteve no estado de São Paulo para visitar instituições participantes da Rede Space Farming Brazil, dedicada a desenvolver tecnologias para a produção de alimentos em ambientes extraterrestres.
No CTI, Koren passou pelos nossos laboratórios dedicados a tecnologias 3D, Inteligência Artificial, biossensores e LED – todas áreas relevantes ao desafio de cultivar produtos agrícolas em condições de baixa gravidade, com diferentes padrões de iluminação e radiação e sem a presença da atmosfera terrestre.
Ela demonstrou particular interesse em solos miméticos - compostos artificiais fabricados com a ajuda de modelagem tridimensional com o objetivo de simular aspectos do solo natural, para garantir uma melhor aderência das raízes ao substrato. A jornalista também apurou detalhes sobre como a radiação cósmica pode provocar mutações no DNA de plantas e como biossensores podem atuar no monitoramento das condições ambientais de plantações espaciais. "O problema não é medir dados, mas medir dinâmicas. Esse é o projeto mais complexo do qual já participei", explicou o tecnologista Serguei Balachov.
Koren ficou impressionada com a variedade de áreas do conhecimento abarcadas pelo CTI Renato Archer. “Foi interessante entrar em um laboratório e ver uma impressora 3D, depois passar em outro e ver uma esfera integradora”, relatou. “Como jornalista, isso é muito empolgante. Chego para uma matéria e saio com ideias para mais cinco!”


