Modelo de Maturidade Correcional
O CRG-MM é uma ferramenta estratégica concebida para promover a integridade e a excelência na gestão das organizações públicas. Este modelo de avaliação não apenas mensura o nível de maturidade correcional das entidades, mas também catalisa sua evolução contínua. Ao identificar os estágios de desenvolvimento das unidades correcionais, o CRG-MM as capacita a definir, implementar, monitorar e aperfeiçoar processos e práticas correcionais. Cada USC (Unidade Setorial de Correição) é encarregada de conduzir seu próprio diagnóstico por meio de um sistema de autoavaliação, estruturado em 5 níveis progressivos, diferenciados pelos graus de desempenho esperados, sendo que cada um dos níveis se divide em 4 elementos que são as áreas avaliadas pelo Órgão Central (SisCor).
O modelo está organizado em uma matriz composta, no eixo vertical, por 5 níveis de maturidade e, no eixo horizontal, por 4 elementos que se referem aos processos internos a serem estruturados pelas USCs.
- Serviços e Papel da Atividade Correcional (AC)
- Gerenciamento de Pessoas
- Gerenciamento do Desempenho e Transparência
- Governança e Relacionamento Organizacional
Cada elemento é composto por macroprocessos (KPA), que estão representados pelas células destacadas na matriz. Para cada KPA, você encontrará um documento em PDF que inclui:
- Tríades: que destacam os “Produtos”, “Resultados” e “Práticas Institucionalizadas” que se esperam alcançar a partir da implementação das atividades integrantes dos KPA.
- Comentários aos KPA e Atividades: que apresentam detalhamentos, explicações e exemplos de todo o conteúdo disposto na “Planilha de Diagnóstico.
KPA: do inglês Key Process Area (macroprocesso-chave)
USC: Unidade Setorial de Correição