Saiba mais sobre o Evento
O LIGEM.Redes (Laboratório Integrado de Geointeligência e Modelagem de Redes de Ilícitos da Amazônia) é um laboratório de pesquisa aplicada ao comportamento humano (individual, em grupos ou networks, coalizões de liderança adversárias ou multidões) que disponibiliza instalações, equipamentos e cientistas para análise, inovação (gestora, tecnológica e programática) e desenvolvimento de soluções de apoio a processos decisórios do Ministério da Defesa.
Consta no plano de trabalho do LIGEM.Redes uma ampla gama de atividades, tais como: construção de parcerias nacionais e internacionais; articulações institucionais; intercâmbio científico; orientação e coorientação de dissertações e teses; programas de pós-doutorado; diálogos acadêmicos; seminários; escolas de verão; treinamentos e capacitações; captação de recursos; projetos conjuntos; publicações científicas; desenvolvimento de marcos metodológicos e analíticos; além da criação de ferramentas e soluções de apoio à decisão e de geointeligência, entre outras.
No tocante ao impacto científico esperado o LIGEM.Redes, pretende realizar Ciclo de Seminários, cursos de capacitação e treinamento em geointeligência, sistemas de informações geográficas (SIG), sensoriamento remoto e modelagem de imagens, análise criminal e criminologia baseada em evidências, crime organizado, crimes ambientais e atividades ilícitas, redes transnacionais de fornecimento ilícito, linguagens de programação, inteligência artificial, introdução à computação de alto desempenho, consciência situacional e avaliação de impacto econômico.
Nesse sentido, será realizado no dia 1º de abril de 2026, em Brasília o 1º Seminário do LIGEM.Redes que contará com a participação do Professor Doutor Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais e Coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (USP), que tratará do tema: "Mercados ilícitos e crime organizado transnacional: Desafios para a inteligência e a cooperação interinstitucional".
(Traje/uniforme: Civis: Passeio / Militares: Marinha - 5.5; Exército - 8º B1; Força Aérea - 7º C.)
| Horário | Evento |
|---|---|
| 14:30 - 14:55h | Recepção dos Participantes |
| 15:00 - 15:05h | Abertura do Evento |
| 15:10 - 16:00h | Palestra |
| 16:00 - 16:30h | Debate |
| 16:30 - 16:45h | Encerramento |