Notícias

Militares e Civis da Escola Superior de Defesa visitam Censipam para conhecer atuação do Sistema de Proteção da Amazônia

Publicado em 24/03/2025 16h38 Atualizado em 27/03/2025 10h00
Militares e Civis da Escola Superior de Defesa visitam Censipam para conhecer atuação do Sistema de Proteção da Amazônia

Brasília, 24/03/2025 - Um grupo de 110 Oficiais Superiores e Civis do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), da Escola Superior de Defesa (ESD), visitou na última sexta-feira (21), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). A visita teve como objetivo apresentar o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e as atividades desempenhadas pelo Censipam no monitoramento e defesa da região amazônica.

Coordenador-Geral de Inteligência, Raimundo Camargos, explanou sobre as atividades desenvolvidas pelo Censipam
Coordenador-Geral de Inteligência, Raimundo Camargos, explanou sobre as atividades desenvolvidas pelo Censipam

Recepcionados pelo Diretor Operacional do Censipam, Daniel Dias Pereira, os visitantes acompanharam uma apresentação conduzida pelo Coordenador-Geral de Inteligência, Raimundo Lopes Camargos Filho. Durante a exposição, foram destacadas iniciativas como o monitoramento do desmatamento, a vigilância de eventos extremos, a detecção de ilícitos, o acompanhamento da Amazônia Azul, a integração de dados, a comunicação satelital e o suporte a órgãos públicos.

Alunos conhecem as instalações do Centro
Alunos conhecem as instalações do Centro

Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para conhecer detalhadamente os diferentes setores do Censipam. Na Coordenação-Geral de Monitoramento Ambiental (CGMAB), o analista Ariel de Almeida Horst Gamba apresentou os painéis de monitoramento de incêndios, meteorologia, hidrologia e detecção de manchas de óleo na Amazônia Azul. Já na Coordenação-Geral de Inteligência (CGInt), o subtenente Igor Deodoro Sousa Lisboa demonstrou o funcionamento do SipamSAR. Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento, que foi lançado em 2018 pelo governo federal para detectar mudanças iniciais na vegetação nativa da Amazônia Legal usando dados do chamado Radar de Abertura Sintética (SAR), que enxerga a floresta mesmo quando coberta por nuvens.

Outro destaque da visita foi o contato com o Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (GIPAM), que promove a colaboração entre diferentes órgãos federais. O Capitão da Força Aérea Bruno Tunes de Mello detalhou as principais atividades realizalizadas no setor, tais como: a fusão e verificação de informações disponíveis nos bancos de dados de agências de proteção ambiental e órgãos parceiros; elaboração de relatórios que trazem detalhes sobre os crimes ambientais e direcionam o planejamento das ações das Forças Armadas e equipes de fiscalização em campo.

Oficial mais antiga da turma destacou o profissionalismo do Censipam
Oficial mais antiga da turma destacou o profissionalismo do Censipam

Entrevista

Durante a visita, a Capitão de Mar e Guerra (Md) Stella Taylor Portella, militar mais antiga da turma, compartilhou suas impressões sobre a experiência:

Como a senhora avalia a experiência da visita ao Censipam?

Foi uma experiência engrandecedora. O conhecimento que adquirimos hoje mostra a importância do trabalho de vigilância da Amazônia. A visita nos permitiu compreender melhor o monitoramento e a integração dos sistemas de segurança e defesa do país.

De que forma essa visita contribuiu para o Curso de Altos Estudos em Defesa?

Acho que a visita foi fundamental para o curso, pois proporcionou uma percepção mais clara de como é feito o monitoramento da região amazônica e como ocorre a integração entre os diferentes órgãos de segurança e defesa.

O que mais lhe chamou a atenção durante a visita?

Algo que me impressionou foi a alta qualificação dos profissionais envolvidos. Isso ficou visível ao visitarmos os setores do Censipam e observarmos de perto suas atividades diárias.

Representante dos alunos faz agradecimento na despedida
Representante dos alunos faz agradecimento na despedida

Ao final da visita, a aluna Myrla Vieira expressou seu agradecimento em nome do grupo, enfatizando a importância do trabalho desenvolvido pelo Censipam na proteção da Amazônia por meio de tecnologia avançada, sensores remotos, radares e estações meteorológicas. "A compreensão sobre a atuação do Censipam foi enriquecedora e reforça a relevância da sua missão para o país", concluiu.

Por Cleber Ribeiro

Fotos: Paula Loures

Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3214 – 0235

Categorias: Ministério da Defesa, Escola Superior de Defesa,Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Aplicativos Móveis, Monitoramento Hidrológico, Amazônia e Serviços Públicos

Meio Ambiente e Clima
Fale Agora Refazer a busca