Notícias
Estande do Censipam na LAAD recebe visitantes brasileiros e estrangeiros
Rio de Janeiro, 02/04/2025 – O estande do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) tem sido um dos pontos de destaque da LAAD Defence & Security 2025, atraindo a atenção de civis e militares do Brasil e do exterior. A presença da instituição no maior evento de defesa e segurança da América Latina reforça sua relevância estratégica para a proteção e monitoramento da Amazônia.
A participação do Censipam na feira tem como principais objetivos promover a proteção ambiental, integrar tecnologias de defesa, fortalecer a segurança territorial, captar apoio e investimentos, além de ampliar a cooperação institucional. A instituição busca demonstrar como o monitoramento da Amazônia está diretamente ligado à soberania nacional e à segurança global.
Na terça-feira, o espaço recebeu a visita de autoridades diplomáticas, como a embaixadora do Suriname no Brasil, Angeladebie Ramkisoen, e a embaixadora de Botsuana no Brasil, Benetia Tumelo Chingapane. Já na quarta-feira, estiveram presentes a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida; o diretor comercial e de desenvolvimento de negócios da Hidesat, Miguel Ângelo Redondo, acompanhado de Nilo Ribeiro; e representantes da BAE Systems. Também estiveram presentes alunos do Curso de Aperfeiçoamento do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).
A participação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) na LAAD – Latin America Aerospace & Defence tem sido uma oportunidade estratégica para o fortalecimento de parcerias, networking e a busca por novas tecnologias que aprimorem suas operações de monitoramento e combate a crimes ambientais.
A instituição emprega sistemas avançados, como radares de sensoriamento remoto e inteligência artificial, para detectar e prevenir atividades ilegais, como desmatamento, tráfico de animais e garimpo clandestino. Para isso, mantém contratos e parcerias com órgãos internacionais e empresas nacionais do setor de ciência e tecnologia, tanto civis quanto militares.
Durante o evento, o Censipam recebeu diversas visitas institucionais, incluindo a do major-general David A. Mineau, comandante da Air Forces Southern, da Davis-Monthan Air Force Base, no Arizona (EUA). Essas interações reforçam a cooperação internacional e a troca de conhecimentos na área de defesa e proteção ambiental.
A participação na LAAD reafirma o compromisso do Censipam em utilizar tecnologia de ponta para a preservação da Amazônia, consolidando-se como um dos principais atores na proteção dos biomas brasileiros.
O trabalho conjunto com as Forças Armadas, Ibama, Polícia Federal e outras entidades reforça o compromisso do Brasil com a preservação da Amazônia e a segurança do território nacional. Além disso, a feira tem servido como uma plataforma para atrair investimentos em projetos de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável voltados à defesa ambiental.
Com a grande movimentação de visitantes, a presença do Censipam na LAAD reafirma a relevância do tema amazônico no cenário global e demonstra como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na proteção da maior floresta tropical do mundo.
Por Cleber Ribeiro
Foto: Cleber Ribeiro
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
Categorias:
Empresa, Indústria, Comércio, Defesa Civil, Segurança, Defesa Nacional, Meio ambiente, Amazônia

