Notícias
Centro Regional do Censipam em Manaus visita Rádio Verde Oliva para falar sobre os “rios aéreos da Amazônia”
Manaus (AM), 25/09/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, na última terça-feira (23), da programação da Rádio Verde Oliva, em Manaus. A iniciativa, realizada em parceria com o Comando Militar da Amazônia (CMA), teve como objetivo apresentar informações estratégicas sobre a região e destacar os principais serviços desenvolvidos pelo órgão em prol da Amazônia.
Na ocasião, as servidoras Samara Sayonara, analista em Ciência e Tecnologia em Sensoriamento Remoto, e Deydila Santos, analista em Ciência e Tecnologia em Meteorologia, expuseram aos ouvintes a missão do Censipam na Amazônia. Entre os temas abordados, destacaram-se os benefícios do plantio de árvores para os chamados “rios aéreos da Amazônia” e a importância estratégica desses fenômenos naturais para o equilíbrio climático do país.
A entrevista também ressaltou o papel do Censipam na promoção da sustentabilidade da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, com destaque para os sistemas de alerta e monitoramento — SIPAMHidro e Painel do Fogo — utilizados na prevenção e mitigação de riscos ambientais.
Durante a participação, Samara reforçou o caráter educativo da ação: “Falar sobre a importância da preservação das árvores e do seu papel para o equilíbrio ambiental representa uma oportunidade única para o Censipam, pois reforça o nosso compromisso com a gestão e proteção do meio ambiente, por meio da difusão do conhecimento qualificado produzido pelo órgão”.
A presença do Censipam na Rádio Verde Oliva reafirma a relevância da cooperação institucional e da comunicação estratégica como instrumentos de conscientização e de fortalecimento do engajamento social em torno da preservação da Amazônia.
Os rios aéreos
Os chamados “rios voadores” são fluxos atmosféricos de vapor de água, invisíveis a olho nu, que transportam a umidade gerada pela evapotranspiração da Floresta Amazônica para outras regiões da América do Sul, garantindo chuvas em áreas como o Centro-Oeste, o Sul e até o Sudeste do Brasil. Movidos pelos ventos, esses corredores de umidade percorrem milhares de quilômetros, abastecendo rios, lagos e aquíferos, além de sustentar a agricultura, a geração de energia e o consumo humano. Essenciais para a regulação do clima, eles também mantêm a própria vitalidade da floresta, num ciclo contínuo de equilíbrio ambiental. Porém, o desmatamento ameaça esse fenômeno natural, reduzindo a disponibilidade de vapor d’água e aumentando o risco de secas prolongadas, com impactos diretos sobre o clima de todo o continente.
Por Cleber Ribeiro com informações de Tatiane Souza
Fotos: Centro Regional de Manaus (CR-MN)
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
