Notícias
Censipam sedia workshop da Operação Tamoiotatá em Manaus
Manaus, 10/02/2025 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) sediou, na quinta-feira (6), em Manaus, o workshop anual da Operação Tamoiotatá, iniciativa que reúne órgãos ambientais e de segurança pública para discutir estratégias contra o desmatamento e as queimadas ilegais. O evento acontece no auditório Juami-Japurá e marca a quinta edição da operação.
A Operação Tamoiotatá tem como foco a fiscalização de crimes ambientais na Amazônia, com especial atenção ao sul do Amazonas, uma das áreas mais impactadas pelo avanço do desmatamento. Durante o evento, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar e Civil, Polícia Federal, Ministério Público e Defesa Civil analisam os resultados de 2024 e discutem diretrizes para 2025.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, em 2023, o desmatamento no Amazonas atingiu 877 km². Em 2024, houve uma redução de 6%, totalizando 820 km² desmatados no estado. Apesar da queda, municípios como Lábrea e Novo Aripuanã continuam entre os mais afetados, com 134 km² e 119 km², respectivamente.
Apesar da redução no desmatamento, a degradação florestal na Amazônia aumentou significativamente. Em 2024, essa degradação atingiu 26.246 km², o equivalente ao estado de Alagoas, segundo o Imazon. O fenômeno indica que, mesmo com menos áreas sendo completamente desmatadas, a floresta continua sofrendo impactos severos.
O gerente regional do Censipam, Franklin Teixeira, destaca que o cenário exige uma atuação integrada. “O combate a crimes ambientais na região amazônica depende de um esforço conjunto entre diferentes instituições. Temos grandes desafios logísticos e operacionais, mas ações como a Tamoiotatá demonstram que a cooperação pode trazer resultados concretos”, afirma.

