Notícias
Censipam sedia reunião para a pacificação Fundiária em Rondônia
Porto Velho, RO. Em 30 de outubro de 2025 — O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio de seu Centro Regional de Porto Velho, no dia 23 de outubro, sediou uma reunião com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Comissão Nacional de Soluções Fundiárias (CNSF) e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. O encontro marcou o início das discussões voltadas à resolução pacífica dos conflitos estabelecidos na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, na região do Burareiro, em Rondônia.
A iniciativa busca construir soluções de diálogo e cooperação entre instituições, diante de um histórico de disputas fundiárias e ilícitos ambientais que afetam a região. O Censipam atuou como anfitrião e articulador do encontro, reforçando seu papel estratégico na promoção da integração entre órgãos públicos na Amazônia.
Segundo o gerente regional do Censipam em Porto Velho, Caê Moura, a reunião representa um passo importante para a pacificação fundiária no estado. “O Censipam participa desse processo principalmente com apoio técnico-geográfico em operações de desintrusão. Sediar este encontro também condiz com nossa missão de articular no território amazônico. A ADPF 709 é um marco na tentativa de solução pacífica dos conflitos na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, uma região que sofre forte pressão e registra alta atividade de ilícitos ambientais”, afirmou.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 709, citada por Moura, trata da proteção dos povos indígenas e de seus territórios. No caso específico do Burareiro, a complexidade dos conflitos e o impacto ambiental da ocupação irregular exigem esforços conjuntos e contínuos entre diferentes esferas de governo.
O Censipam reafirmou seu compromisso em atuar como articulador e facilitador, promovendo o diálogo institucional e contribuindo para soluções que favoreçam a pacificação fundiária e a proteção ambiental na Amazônia.
Por Cleber Ribeiro
Fotos: Fernando Ivson/ CR-PV
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
