O workshop fez parte do projeto Climate Science for Service Partnerships (CSSP-Brasil), uma iniciativa promovida pelo Cemaden/MCTI, INPA-MCTI, Universidade Estadual da Amazônia (UEA), Universidade de Oxford e MetOffice, do Reino Unido. O evento contou com a participação de importantes instituições governamentais e não-governamentais.

Durante o workshop, discutiram-se os impactos socioeconômicos e ecológicos causados pelos eventos climáticos extremos, com ênfase na região amazônica, reconhecida por sua alta vulnerabilidade às mudanças climáticas. O evento contou com a participação de representantes do Centro Regional do Censipam em Manaus (CR-MN), incluindo as analistas Deydila Bonfim e Mônica Vasconcelos, além dos bolsistas Eduardo Margalho, José Felipe Menezes e Cairo Barreto, do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE).
Os pesquisadores presentes no evento realizaram análises detalhadas sobre a frequência e a magnitude dos eventos climáticos extremos, observando seus impactos diretos nas comunidades e nos ecossistemas. Para embasar essas análises, foram utilizados dados meteorológicos e de eventos de fogo gerados pelo Censipam, que fornecem informações valiosas sobre as condições climáticas e as variações que afetam diretamente o cotidiano das populações locais.

Lançado em 2016, o CSSP-Brasil é um programa de pesquisa climática que conta com financiamento do governo do Reino Unido, por meio do Fundo Newton, e com a parceria do Brasil. O objetivo principal do projeto é promover a colaboração entre os dois países na busca por soluções científicas e práticas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Esse workshop é mais um passo importante na construção de um entendimento mais aprofundado sobre os eventos climáticos extremos e seus impactos, que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de mitigação e adaptação para as regiões mais afetadas.
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000