Notícias
Censipam fortalece operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau
Porto Velho, RO. Em 9/9/2025 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) desempenha papel estratégico na operação de desintrusão iniciada nesta segunda-feira (8) pelo Governo Federal na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. A ação tem como objetivo retirar ocupantes irregulares, combater atividades ilegais e assegurar a proteção ambiental e a integridade dos povos indígenas.
Segundo o Coordenador Geral de Inteligência do órgão, Raimundo Camargos, o apoio do Censipam ocorre por meio do emprego de pessoal especializado em geointeligência, no monitoramento de crimes ambientais dentro da terra indígena, na instalação e manutenção de comunicações via internet no Centro de Operações, além da disponibilização de um dashboard para controle de ações e resultados e de um aplicativo web para registro de ocorrências em campo. A operação também conta com a utilização do drone NAURU-500 IVR, tecnologia que reforça a vigilância e o monitoramento aéreo.
Determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADPF 709, a operação é coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e mobiliza mais de 20 órgãos federais. O coordenador-geral da ação, Nilton Tubino, destacou que uma das primeiras etapas é o levantamento das irregularidades existentes no território, em parceria com a Funai, sobretudo na proteção de povos indígenas isolados já confirmados na região.

- .
O secretário Nacional de Direitos Territoriais, do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação será realizada em diálogo com lideranças indígenas, para garantir a tranquilidade das ações e assegurar o usufruto exclusivo da terra pelas comunidades originárias.
Por Cleber Ribeiro com informações Coordenação Geral de Inteligência
Fotos: CGInt/Censipam
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
