Notícias
Censipam e Marinha fortalecem parcerias em visita técnica ao COMPAAz, IPqM e CASNAV
Brasília (DF), 8 de julho de 2025 — Com o objetivo de estreitar laços institucionais e identificar oportunidades de cooperação técnica, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou visita técnica às instalações do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), nos dias 1º e 2 de julho.
A agenda começou no dia 1º, com visitas ao IPqM e ao CASNAV, e foi concluída no dia 2 com a recepção oficial nas dependências do COMPAAz. Representando o Diretor-Geral do Censipam, Sr. Rafael Pinto Costa — em missão oficial em São Paulo —, a comitiva foi liderada pelo Diretor Geral Adjunto Harley Angelo de Moraes, e contou com a participação do servidor Enedelson Passos da Maceno, Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação, Edileuza de Melo Nogueira, Coordenadora-Geral de Monitoramento Ambiental; Capitão de Corveta Tadeu Corrêa Pinheiro, Coordenador da Amazônia Azul; e Ariel de Almeida Horst Gamba, Analista em Ciência e Tecnologia.
Durante a visita, os representantes do Censipam puderam conhecer de perto as capacidades operacionais e os sistemas de vigilância e controle marítimo empregados pela Marinha do Brasil, além de compartilhar experiências e identificar sinergias com as ações conduzidas pelo órgão no âmbito da proteção da Amazônia Legal.
Segundo o Diretor Geral Adjunto Harley Angelo de Moraes, “A recepção calorosa e o elevado nível técnico das apresentações marcaram positivamente a comitiva do Censipam”. Em agradecimento, a instituição destacou o profissionalismo, a cortesia e o espírito de cooperação demonstrado pelas equipes da Marinha, ressaltando que o objetivo da visita — fomentar a interoperabilidade e ampliar o diálogo técnico entre os órgãos — foi plenamente atingido.

- .
Segundo o Censipam, a expectativa é de que o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias contribua para o fortalecimento das capacidades nacionais de monitoramento e proteção das Amazônias brasileira e azul. Para dar continuidade às tratativas, a Coordenadora-Geral de Monitoramento Ambiental, Edileuza de Melo Nogueira, foi indicada como ponto focal da instituição.
A visita reforça o compromisso do Censipam e da Marinha do Brasil com a integração de esforços em prol da soberania nacional e da proteção dos espaços estratégicos brasileiros.
Por Cleber Ribeiro
Fotos: CASNAV
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
