Notícias
Projeto CENTENA representa Brasil em painel da Semana Atômica Mundial 2025, na Rússia
Dra. Clédola Tello, coordenadora do Projeto CENTENA e Svetlana Garcia, gerente financeiro da Rosatom América Latina - Foto: Arquivo Pessoal
A coordenadora do Projeto CENTENA e tecnologista do CDTN, Dra. Clédola Cássia Tello, participou da Semana Atômica Mundial 2025 em Moscou, na Rússia, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento foi organizado pela estatal russa Rosatom, para celebrar seus 80 anos de atuação na indústria nuclear.
Em um painel sobre o destino final dos rejeitos gerados pelo uso da energia nuclear no mundo, o CENTENA foi apresentado como a solução para o armazenamento definitivo dos rejeitos de baixo e médio nível gerados no Brasil. O painel reuniu representantes da Rússia e China e expôs os desafios compartilhados entre os países participantes na área de gerência de rejeito radioativo.
Tello integrou a comitiva brasileira na Semana Atômica Mundial, formada por membros da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN). Ela é diretora regional da ABEN em Belo Horizonte.
Atualmente em fase de licenciamento ambiental e finalização de seleção de local, o CENTENA será um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de gerência rejeitos radioativos e meio ambiente, além de ser o primeiro repositório definitivo de rejeitos radioativos da América Latina.
O CENTENA é um projeto de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte.
Giulliana Santos
Jornalista do Projeto CENTENA/CDTN/CNEN