Notícias
Programa de Pós-Graduação do CDTN alcança nota 6 na Capes
Foto: Deivid Oliveira
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (PPG-CDTN) conquistou nota 6 na Avaliação Quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado consolida a Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) como um Programa de Excelência, reconhecimento concedido a cursos com comprovada distinção nacional e inserção internacional significativa, em uma escala que varia de 1 a 7.
Para a chefe da Divisão de Formação Especializada do CDTN, Adelina Pinheiro Santos, essa conquista representa a coroação de um longo processo de trabalho e dedicação que se iniciou nos anos 2000 e que teve como objetivo consolidar o CDTN como uma instituição de ensino e pesquisa na área nuclear com relevância nacional e internacional.
Criado no início dos anos 2000, o PPG-CDTN iniciou sua primeira turma de mestrado em 2003. Sete anos depois, em 2010, a Capes recomendou a implantação do curso de doutorado. Na avaliação do último ciclo quadrienal, o Programa alcançou o conceito 5 e, agora, a nota foi novamente ampliada.
Com caráter multidisciplinar, o PPG-CDTN atua em três grandes áreas de concentração: Materiais, Radiações e Reatores Nucleares, e Minerais e Meio Ambiente. O Programa compreende atividades de engenharia nuclear, ciência e engenharia de materiais, física e química experimental da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares em meio ambiente, indústria e medicina.
O PPG-CDTN tem como missão formar mestres e doutores em áreas estratégicas para Minas Gerais e para o Brasil, com base em conhecimentos e técnicas da área nuclear. Essa formação habilita os profissionais no uso de tecnologias avançadas, em diálogo com instituições nacionais e internacionais e amplia as oportunidades de bolsas de estudo para os discentes.
O coordenador do Programa, André Augusto Campagnole dos Santos, agradece o apoio da Secretaria de Pós-Graduação, do colegiado e de toda a comunidade do CDTN, e destaca o trabalho dos docentes e pós-graduandos que se dedicam diariamente às suas pesquisas com entusiasmo, excelência e comprometimento.
A divulgação do novo conceito integra a etapa de Divulgação dos Resultados Parciais da Avaliação Quadrienal. A avaliação conta ainda com uma etapa de análise e ratificação junto ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. A publicação dos resultados finais, após o período de reconsideração, está prevista para até o dia 29 de maio, segundo o cronograma da Capes.
O CDTN é uma instituição da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br